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Título: O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Costa, Selma Aparecida Ferreira da
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural.
Apropriação da Cultura Escrita
Brincadeira de Papéis
Jogo Protagonizado
Mediação Pedagógica
Educação Infantil
Data do documento: 26-Ago-2014
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicar o processo de apropriação da cultura escrita pelas crianças na educação infantil, de acordo com a organização das atividades de escrita que lhes são propiciadas no ambiente escolar. Para compreender esse processo foi realizado um experimento pedagógico em uma turma de crianças de cinco anos de idade, numa escola pública da rede municipal de ensino de Uberaba. A dimensão teórico-metodológica deste estudo fundamenta-se nos princípios do desenvolvimento humano apresentados pela Teoria Histórico-Cultural, que traz em seu bojo a Teoria da Atividade, a Teoria do Jogo e a importância da mediação. A análise da proposta de uma intervenção didática, realizada por meio do experimento pedagógico, é identificada como particularidade da pesquisa que visou descrever, compreender e explicar o processo de apropriação da cultura escrita a partir da realização de atividades organizadas de maneira a criar condições favoráveis para o desenvolvimento do processo em suas máximas dimensões. A pesquisa se efetiva pela unidade entre três eixos temáticos de investigação que delinearam o caminho teórico, metodológico e empírico, apresentados em três capítulos: A Apropriação da Cultura Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural: Fundamentos Teóricos; Delineamentos Metodológicos: as Observações e a Atividade Exploratória; O Experimento Pedagógico: Análise das Atividades Desenvolvidas. A investigação parte da observação e do conhecimento da realidade objetiva em que o fenômeno se insere, relacionando-o à dimensão ontológica dos elementos que o compõem. No campo empírico é realizado um estudo do processo de apropriação da cultura escrita com uma turma de crianças de cinco anos, em uma escola pública de educação infantil, tendo como princípio a lógica que fundamenta a organização pedagógica no campo formal e dialético. No primeiro momento da pesquisa, observou-se a maneira como a escrita era apresentada às crianças, por meio das atividades que a professora desenvolvia. No segundo momento foi desenvolvido o experimento pedagógico, com cinco atividades devidamente organizadas, visando a uma mudança qualitativa no processo de apropriação da escrita pelas crianças, sujeitos da pesquisa. A análise dos dados apontou indícios de que uma ação pedagógica, devidamente planejada e mediada, cria as condições e as circunstâncias que possibilitam a efetivação do processo de apropriação da escrita em sua funcionalidade social, propiciando uma mudança qualitativa na relação da criança com esse tipo de linguagem. Este estudo se insere na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino e Aprendizagem.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1010
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