Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1013
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Weitzel, Vânia Aparecida Borges | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T11:28:23Z | - |
dc.date.available | 2020-01-21T11:28:23Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1013 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta os resultados de um Experimento Didático-Formativo realizado com nove professores dos cursos superiores tecnológicos da Universidade de Uberaba - UNIUBE. O projeto esteve vinculado a um projeto maior intitulado “Sistema de Métodos para a Educação Básica e Superior: uma contribuição para a Didática Desenvolvimental”, dentro da linha “Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a formação desses professores para o Planejamento Científico do Ensino. Trabalhou-se com professores de ambos os sexos, com média de trinta e dois anos de idade, e uma experiência média de seis anos na docência da Educação Superior. O trabalho recorreu à Psicologia Histórico-Cultural e à Didática Desenvolvimental para fundamentar a pesquisa. Os principais autores revisados foram: Vygotsky, Galperin, Talizina e Davidov. Autores como Aquino, Davidov e Márkova, Libâneo e Freitas também coadjuvaram o estudo da metodologia de pesquisa. A metodologia geral usada na pesquisa foi o Experimento Didático-Formativo, uma modalidade de pesquisa baseada na intervenção para a formação e desenvolvimento dos sujeitos participantes. A análise dos resultados foi realizada com base nas evidências de apropriação da teoria por parte dos sujeitos, contidas nas suas falas e comportamentos e, sobretudo, a partir dos resultados das atividades de planejamento do ensino realizadas pelos professores. As conclusões do estudo evidenciaram que, quando se organiza um sistema de formação continuada adequadamente planejado e se motivam os sujeitos para transformarem sua prática, esses objetivos se cumprem plenamente. O experimento revelou também a importância do nexo entre teoria e prática nas ações formativas dos professores. Ainda, mostrou que ações de formação continuada podem ser desenvolvidas no contexto dos cursos universitários em instituições privadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Didática Desenvolvimental | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada de Docentes. | pt_BR |
dc.subject | Experimento Didático Formativo | pt_BR |
dc.subject | Base Orientadora da Ação | pt_BR |
dc.title | O PLANEJAMENTO CIENTÍFICO DO ENSINO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE CURSOS TECNOLÓGICOS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 9 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VÂNIA APARECIDA BORGES WEITZEL.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.