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Título: ORIENTAÇÃO SEXUAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA-MG.
Autor(es): Araújo, Maria Teresinha Leite Sene
Palavras-chave: Orientação Sexual
Educação Básica
Representações Sociais
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Considerando que o papel fundamental da escola é a formação integral do aluno e que a Orientação Sexual é parte desse processo, a LDB/1996 estabeleceu que ela estivesse presente nos conteúdos escolares da Educação Básica como “tema transversal” inscrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A proposta desses parâmetros reconhece que a sexualidade interfere significativamente no desenvolvimento do ser humano - é uma necessidade básica, influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações. Nesse sentido, a Orientação Sexual pode constituir-se num fator importante para o desempenho escolar dos alunos, uma vez que essa questão envolve relações interpessoais mais saudáveis e aumento da autoestima. Este estudo tem o propósito de investigar a Orientação Sexual trabalhada em sala de aula pelo professor de Educação Básica como determinam os PCN (1998). O objetivo é identificar e caracterizar o conteúdo das possíveis Representações Sociais construídas por esses professores em 11 escolas públicas da cidade de Uberaba-MG, sobre Orientação Sexual. Para isso, procurou-se: a) traçar o perfil dos sujeitos pesquisados; b) identificar o Núcleo Central das Representações Sociais que os professores, de 7 escolas municipais e 4 estaduais, estão construindo sobre a Orientação Sexual trabalhada em sala de aula; c) investigar, na perspectiva desses professores, se a realização dessa atividade tem se constituído em fatores que auxiliam o desempenho escolar dos alunos das turmas de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós Graduação em Educação/Mestrado da UNIUBE. Filia-se também a um Projeto Guarda-chuva: Sexualidade na Adolescência – contribuições da Teoria das Representações Sociais para a Educação Básica, aprovado pelo Edital FAPEMIG 13/2012, Pesquisa em Educação Básica, acordo CAPES/FAPEMIG. Apresenta abordagem qualiquantitativa, desdobrando-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo que toma como referencial teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais, explicitada por Moscovici (2003/2012) e Subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Com relação aos procedimentos de coleta dos dados, foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas, aplicado a 162 participantes, professores das referidas escolas. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da Subteoria do Núcleo Central, tratados pelo software EVOC, com os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (1979) e Minayo (2013). As análises mostram que esses professores têm construído representações sobre a Orientação Sexual realizada por eles em sala de aula, a partir de sentimentos que denotam ser essa atividade necessária para os alunos, uma vez que buscam por informações que são motivadas pela curiosidade. Ao mesmo tempo em que orientam seus alunos, promovem o respeito a si e ao outro. Os resultados apontam também que, embora os professores reconheçam a importância da Orientação Sexual em sala de aula, para a maioria, ou seja, 70% dos participantes, esse trabalho quando se realiza é motivado por iniciativa individual dos docentes. Esse fato representa aspecto negativo, pois, conforme hipótese inicial levantada neste estudo, o desempenho escolar dos alunos e consequentemente o desenvolvimento integral do indivíduo, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, parece estar comprometido.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1019
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