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dc.contributor.authorNeves, José Divino-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:20:12Z-
dc.date.available2020-01-21T12:20:12Z-
dc.date.issued2015-03-19-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1021-
dc.description.abstractO objeto de pesquisa da presente dissertação é a formação do conceito de função, que se insere na linha de pesquisa ―Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de ‖. O projeto é parte integrante das pesquisas iniciadas no âmbito do Programa Observatório de Educação – OBEDUC (O ensino e a aprendizagem de álgebra nos anos finais do ensino fundamental), desenvolvido na Universidade de Uberaba, com o apoio da CAPES. A justificativa para estudar a formação do conceito de função está fundamentada na visão de Caraça (1984), que o considera como um dos conceitos fundamentais da matemática; no fato de que a formação dos conceitos tem papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem e, ainda, nos baixos índices de aproveitamento obtidos pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental nas avaliações externas. O objetivo principal da pesquisa é analisar como ocorre a formação do conceito de função junto aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa numa visão dialética, com a realização de um experimento didático, conforme apontado e discutido por Freitas (2010) e Davidov (1998). Os procedimentos metodológicos foram organizados em quatro etapas compostas de pesquisa bibliográfica e documental, elaboração das atividades de ensino, desenvolvimento das atividades e análise dos dados coletados a partir dos pressupostos da teoria adotada. O referencial teórico inclui a Teoria Histórico-Cultural, cujo grande expoente é o cientista, pesquisador e humanista Vigotski; a Teoria da Atividade e do Ensino Desenvolvimental, com Leontiev e Davidov; além de outros seguidores e apoiadores dessas teorias, como Galperin, Elkonin e Talizina. Os resultados permitem considerar que há indícios de que os alunos se apropriaram dos elementos constitutivos do conceito de função; que o trabalho coletivo, as manifestações e expressões dos alunos e suas ações de discutir, relacionar, identificar, generalizar e avaliar foram relevantes para o alcance dos objetivos, especialmente no seu processo de desenvolvimento mental.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBEDUC/Capespt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectExperimento didáticopt_BR
dc.subjectFormação de conceitospt_BR
dc.subjectEnsino de funçõespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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