Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaula, Angela Machado de-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:22:09Z-
dc.date.available2020-01-21T12:22:09Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1022-
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo desenvolver a constituição autora por meio do ensino de sequências didáticas que abordam os elementos constituintes do conto maravilhoso. Para isso foi realizado um experimento pedagógico com uma turma de alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária entre oito e nove anos de idade, em uma escola pública da rede municipal de ensino de Frutal, estado de Minas Gerais. A investigação partiu de observações por meio das quais foram analisadas as atividades desenvolvidas pela professora em sala de aula. A seguir foi realizada uma atividade exploratória com a finalidade de identificar alguns gêneros textuais e verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. No segundo momento, foi desenvolvido o experimento pedagógico propriamente dito, por meio de sete sequências didáticas planejadas, tendo como corpus contos maravilhosos latino-americanos. As sequências didáticas tiveram como objetivo que os alunos se apropriassem da escrita de contos com foco no maravilhoso como recurso para desenvolverem a autoria de seus textos. Quanto ao aporte teórico-metodológico, subsidiaram a pesquisa, principalmente, autores como Vigotski, Luria, Leontiev, Bakhtin, Schneuwly e Dolz. A análise dos dados apontou indícios de que o ensino dos atos de escrita por meio de gêneros textuais contribui para a constituição autora dos alunos. Este estudo insere-se na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectConstituição autora do alunopt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectEscrita de contospt_BR
dc.subjectProcessos de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleCONSTITUIÇÃO DA AUTORIA: A ESCRITA DE CONTOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 10

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELA MACHADO DE PAULA.pdf5,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.