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Título: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUBJETIVIDADE NO CAPITALISMO FL E XÍVEL
Autor(es): Gracioli, Janete Tranquila
Palavras-chave: Ensino superior privado
Trabalho docente
Subjetividade
Data do documento: 30-Mar-2015
Resumo: Otrabalho docente implica relações dialéticas entre a subjetividade e a as condições institucionais e laborais em que é exercido. E sste estudo trata das implicações do trabalho docente na subjetividade de professores universitários. Vinculado à linha de pesquisa ―Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo ensino-aprendizagem‖, objetivou identificar relações dialéticas entre a organização do trabalho do professor e a subjetividade. Foi investigada a organização do trabalho, os dilemas, as ambivalências, as relações interpessoais e as estratégias de enfrentamento de problemas vividos no cotidiano da profissão. Compõem o referencial teórico as noções: trabalho imaterial (LAZZARATO; NEGRI, 2001), capitalismo flexível (HARVEY, 2001; ANTUNES, 2004; ALVES, 2001), flexibilização dos vínculos e fragilidade das relações (SENNETT, 2000), sofrimento psíquico (DEJOURS, 1999), aumento das exigências no trabalho (BENDASSOLLI, 2000; DAL ROSSO, 2002) e subjetividade (ALVES, 2011; GONZALEZ REY, 2005). De abordagem qualitativa em interlocução com a pesquisa bibliográfica e empírica, a investigação foi baseada em entrevistas narrativas focadas na reconstrução dos acontecimentos vivenciados e a fim de apreender e transmitir a experiência adquirida dos professores segundo fatos significativos que os revelem como narradores de sua vida profissional e que revelem aspectos de sua subjetividade. O universo da pesquisa compôs-se de quinze professores de instituições de ensino superior privadas de Minas Gerais. Os resultados indicam que o trabalho é essencial na constituição da subjetividade do professor: o influencia e é influenciado por ele. Cada professor constrói uma trajetória singular no processo de desenvolvimento e formação do seu perfil profi ssional. O exercício do trabalho docente é um processo marcado por êxitos, dificuldades, sofrimentos ; m as inclui a paixão pelo que se faz e o orgulho de pertença a uma categoria e classe social . A isso se soma o contentamento pela aceitação social da profi ssão no âmbito em que é realizada e nas dimensões psicossociais em que é construída . Em conclusão, o professor universitário vive um processo caracterizado por mudanças contínuas e significativas em seu perfil profissional que exige polivalência e versatilidade; além do envolvimento físico, emocional e cognitivo no desempenho de suas funções laborais. A subjetividade associada às condições de trabalho influenciará a busca por mais qualificação, autoconfiança e empenho para uma atuação mais produtiva e saudável psicossocialmente.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1025
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