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Título: TRABALHO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM): Campus Uberaba 2009 a 2013
Autor(es): Gentil, Ana Maria Fonsêca
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Trabalho docente
Políticas públicas educacionais
Data do documento: 20-Ago-2015
Resumo: A docência na educação profissional e tecnológica (EPT) é uma temática ainda pouco pesquisada. Nesse sentido, esta pesquisa trata do trabalho docente no contexto da educação profissional e tecnológica e sua inter-relação com as políticas públicas educacionais. Vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processos Ensino-aprendizagem e integra o projeto de pesquisa intitulado Organização e condições do trabalho docente no ensino superior e subjetividade de professores no capitalismo flexível. O objetivo é compreender as implicações das transformações ocorridas no trabalho docente, a partir da transformação do CEFET-UBERABA em IFTM, Lei nº 11.892/2008. De natureza qualitativa, a metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, mediante levantamento eletrônico de artigos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e leitura de livros; pesquisa documental em documentos institucionais e legislação pertinente à temática e pesquisa de campo realizada na referida instituição de ensino com a participação de 13 professores que responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. O referencial teórico orientou-se pelas contribuições de Marx (1964; 1971); Frigotto (2010); Frigotto e Ciavatta (2006); Frigotto et al (2005); Otranto e Pamplona (2008); Otranto (2011); Nascimento (2007); Oliveira (2003b); Machado (2011); Oliveira (2004a, 2013a); Bardin (1977, 2011); Franco (2012); Trivinõs (2008) e Minayo (2007). Os resultados obtidos sugerem que a atual configuração da instituição representa um grande desafio não só para os docentes, como para toda comunidade acadêmica. Para muitos, ainda não há clareza quanto ao papel e aos objetivos da instituição, enquanto IF. Os professores manifestaram dificuldade em lidar com a verticalização do ensino. Porém, apesar das dificuldades apontadas, em geral, estão satisfeitos com a transformação em IF, pois para eles, isso representa o acesso de um maior número de alunos e abertura de concursos e novos postos de trabalho. Espera-se colaborar com estudos que favoreçam as reflexões em torno da temática e da necessidade de se discutir e pesquisar sobre o trabalho desse docente em particular. Esta pesquisa será relevante porque dela poderão advir benefícios tais como debates e discussões acerca do trabalho docente no contexto da educação profissional e tecnológica, contribuindo assim para ampliar as referências bibliográficas sobre o fenômeno estudado - e ainda pouco pesquisado – a partir da socialização das análises finais dos dados coletados por esta pesquisa.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1034
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