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dc.contributor.authorCorreia, Cinayana Silva-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:27:18Z-
dc.date.available2020-01-24T11:27:18Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1037-
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação (BRASIL/CAPES), cujo desafio é analisar o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), como um programa de Política Pública de incentivo à leitura, no município de Uberaba, Minas Gerais, (1997 a 2014). O PROLER (Decreto 519/92), como um programa de abrangência Nacional e sem caráter centralizador, propicia condições para que projetos de formação de leitores sejam conveniados ao Programa e instituídos sob forma de Comitês, trabalhando as respectivas realidades regionais para atender às demandas próprias das comunidades onde atuam. Nesse sentido, buscamos conhecer a história do PROLER e a experiência do Comitê Regional Vale do Rio Grande, fazendo uma análise das atividades que são realizadas no município de Uberaba e identificando qual o impacto que essas práxis têm representado no cotidiano escolar e no ensino aprendizagem dos alunos, uma vez que as avaliações externas de Língua Portuguesa têm como objetivo mapear o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita dos alunos das escolas públicas. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa na área educacional que tem como perspectiva a análise qualitativa dos dados pesquisados e também a análise documental a partir das pesquisas desenvolvidas acerca do PROLER, apoiadas em recursos bibliográficos e documentais. Compõem o referencial teórico metodológico como fundamentação para nossas reflexões autores como Freire (1985), Yunes (1995) e Saviani (1998), os quais contribuíram para a compreensão de política e sua dinâmica entre a teoria e as principais questões inerentes a sua prática.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectPROLERpt_BR
dc.titleO PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA (PROLER): A HISTÓRIA E A EXPERIÊNCIA DE UBERABA-MG (1997/2014)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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