Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Cinayana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T11:27:18Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T11:27:18Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-31 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1037 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação (BRASIL/CAPES), cujo desafio é analisar o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), como um programa de Política Pública de incentivo à leitura, no município de Uberaba, Minas Gerais, (1997 a 2014). O PROLER (Decreto 519/92), como um programa de abrangência Nacional e sem caráter centralizador, propicia condições para que projetos de formação de leitores sejam conveniados ao Programa e instituídos sob forma de Comitês, trabalhando as respectivas realidades regionais para atender às demandas próprias das comunidades onde atuam. Nesse sentido, buscamos conhecer a história do PROLER e a experiência do Comitê Regional Vale do Rio Grande, fazendo uma análise das atividades que são realizadas no município de Uberaba e identificando qual o impacto que essas práxis têm representado no cotidiano escolar e no ensino aprendizagem dos alunos, uma vez que as avaliações externas de Língua Portuguesa têm como objetivo mapear o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita dos alunos das escolas públicas. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa na área educacional que tem como perspectiva a análise qualitativa dos dados pesquisados e também a análise documental a partir das pesquisas desenvolvidas acerca do PROLER, apoiadas em recursos bibliográficos e documentais. Compõem o referencial teórico metodológico como fundamentação para nossas reflexões autores como Freire (1985), Yunes (1995) e Saviani (1998), os quais contribuíram para a compreensão de política e sua dinâmica entre a teoria e as principais questões inerentes a sua prática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
dc.subject | PROLER | pt_BR |
dc.title | O PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA (PROLER): A HISTÓRIA E A EXPERIÊNCIA DE UBERABA-MG (1997/2014) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 10 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CINAYANA SILVA CORREIA.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.