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dc.contributor.authorSilva, Maísa Gonçalves da-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:33:03Z-
dc.date.available2020-01-24T11:33:03Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1040-
dc.description.abstractConsiderando os resultados insatisfatórios dos alunos em matemática, indicados pelas avaliações sistêmicas (SAEB, SIMAVE, dentre outras) realizadas no país, e a necessidade de um ensino mais eficaz da álgebra, propôs-se esse estudo, cujo objetivo é analisar as contribuições de uma proposta de atividades de estudo, na perspectiva histórico-cultural, no desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa ―Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem‖ e no projeto OBEDUC/CAPES e Edital 13/2012 da FAPEMIG, intitulado ―O ensino e a aprendizagem de álgebra nos anos finais do ensino fundamental‖, desenvolvido na UNIUBE. A metodologia da pesquisa se apoia em uma abordagem qualitativa numa visão dialética, que possibilita observar o fenômeno em seu movimento, considerando que o pesquisador esteve inserido no contexto, analisando o caso em suas especificidades a partir das suas apreensões do objeto de estudo e dos referenciais teóricos nos quais se fundamenta. Como procedimentos de pesquisa, realizaram-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa bibliográfica fundamentada na teoria histórico cultural, os conceitos de pensamento e linguagem, bem como as suas relações, foram construídos segundo Vigotski; a teoria da atividade e da atividade de estudo conforme os pressupostos de Leontiev e Davidov, respectivamente, além de outros pesquisadores apoiadores da teoria histórico-cultural, que possuem como objeto de estudo a álgebra. Na pesquisa documental, foi realizada a contextualização considerando os PCN, os registros do desenvolvimento lógico-histórico dos conhecimentos algébricos, os documentos que regulamentam o ensino na escola pesquisada, o Projeto Político Pedagógico, o planejamento do professor, dentre outros registros. A pesquisa de campo consistiu num experimento didático, embasado na teoria histórico-cultural, realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental da ESEBA/UFU. Para isso, foram realizadas sessões de estudo entre o pesquisador e o professor da turma pesquisada, fornecendo suporte para elaboração coletiva das atividades de estudo; foram observadas 95 aulas pelo pesquisador; elaboração e proposição da atividade de estudo. Os dados coletados no estudo de grupo, na observação da atividade, os registros dos alunos e as suas falas, foram analisados, levando em consideração o aporte teórico no qual está fundamentada a pesquisa. Os resultados desta pesquisa permitem considerar que um ensino devidamente organizado contribui para o processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento. Observam-se indícios de que os alunos por meio de trabalho coletivo apresentam manifestações e expressões do desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica, no sentido de construção de sentido para a linguagem simbólica, ao percorrerem o movimento lógico-histórico da álgebra, passando da fase retórica até chegar à álgebra simbólica. Os processos de discutir, relacionar, identificar, generalizar e avaliar foram relevantes para o alcance dos objetivos, especialmente no processo de desenvolvimento mental dos alunos que se apropriaram dos recursos necessários para trabalhar com equações do segundo grau.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBEDUC/Capespt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Álgebrapt_BR
dc.subjectAtividade de Estudopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPensamento e Linguagempt_BR
dc.titlePOTENCIALIDADES DA ATIVIDADE DE ESTUDO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM ALGÉBRICA DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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