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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1040
Título: | POTENCIALIDADES DA ATIVIDADE DE ESTUDO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM ALGÉBRICA DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Silva, Maísa Gonçalves da |
Palavras-chave: | Ensino e Aprendizagem de Álgebra Atividade de Estudo Formação de professores Pensamento e Linguagem |
Data do documento: | 31-Ago-2015 |
Resumo: | Considerando os resultados insatisfatórios dos alunos em matemática, indicados pelas avaliações sistêmicas (SAEB, SIMAVE, dentre outras) realizadas no país, e a necessidade de um ensino mais eficaz da álgebra, propôs-se esse estudo, cujo objetivo é analisar as contribuições de uma proposta de atividades de estudo, na perspectiva histórico-cultural, no desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa ―Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem‖ e no projeto OBEDUC/CAPES e Edital 13/2012 da FAPEMIG, intitulado ―O ensino e a aprendizagem de álgebra nos anos finais do ensino fundamental‖, desenvolvido na UNIUBE. A metodologia da pesquisa se apoia em uma abordagem qualitativa numa visão dialética, que possibilita observar o fenômeno em seu movimento, considerando que o pesquisador esteve inserido no contexto, analisando o caso em suas especificidades a partir das suas apreensões do objeto de estudo e dos referenciais teóricos nos quais se fundamenta. Como procedimentos de pesquisa, realizaram-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa bibliográfica fundamentada na teoria histórico cultural, os conceitos de pensamento e linguagem, bem como as suas relações, foram construídos segundo Vigotski; a teoria da atividade e da atividade de estudo conforme os pressupostos de Leontiev e Davidov, respectivamente, além de outros pesquisadores apoiadores da teoria histórico-cultural, que possuem como objeto de estudo a álgebra. Na pesquisa documental, foi realizada a contextualização considerando os PCN, os registros do desenvolvimento lógico-histórico dos conhecimentos algébricos, os documentos que regulamentam o ensino na escola pesquisada, o Projeto Político Pedagógico, o planejamento do professor, dentre outros registros. A pesquisa de campo consistiu num experimento didático, embasado na teoria histórico-cultural, realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental da ESEBA/UFU. Para isso, foram realizadas sessões de estudo entre o pesquisador e o professor da turma pesquisada, fornecendo suporte para elaboração coletiva das atividades de estudo; foram observadas 95 aulas pelo pesquisador; elaboração e proposição da atividade de estudo. Os dados coletados no estudo de grupo, na observação da atividade, os registros dos alunos e as suas falas, foram analisados, levando em consideração o aporte teórico no qual está fundamentada a pesquisa. Os resultados desta pesquisa permitem considerar que um ensino devidamente organizado contribui para o processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento. Observam-se indícios de que os alunos por meio de trabalho coletivo apresentam manifestações e expressões do desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica, no sentido de construção de sentido para a linguagem simbólica, ao percorrerem o movimento lógico-histórico da álgebra, passando da fase retórica até chegar à álgebra simbólica. Os processos de discutir, relacionar, identificar, generalizar e avaliar foram relevantes para o alcance dos objetivos, especialmente no processo de desenvolvimento mental dos alunos que se apropriaram dos recursos necessários para trabalhar com equações do segundo grau. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1040 |
Aparece nas coleções: | TURMA 10 |
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