Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Lucas-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:46:01Z-
dc.date.available2020-01-24T11:46:01Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1043-
dc.description.abstractA presente Dissertação se realiza na da Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. O trabalho é um subprojeto de um projeto de maior alcance intitulado: “O exercício dialético na base da compreensão e desenvolvimento da Didática”, que se realiza com apoio do Programa Nacional de Pós-doutoramento da CAPES. O objeto de pesquisa tem sido as contribuições de Marx, Engels e Gramsci para a Educação e o Ensino. Desta forma, o problema tratado formulou-se da seguinte maneira: Quais as contribuições de Marx, Engels e Gramsci para a educação e o ensino? Em relação às categorias anteriores, determinou-se como objetivo geral ponderar as principais contribuições de Marx, Engels e Gramsci para uma melhor compreensão da Educação e o Ensino. As categorias de análise foram as seguintes: a) propriedade privada, divisão social do trabalho e educação; b) Marx e Gramsci sobre a educação técnica e profissional; c) contribuições de Marx para o entendimento dos movimentos estudantis e suas reivindicações na contemporaneidade; d) Educação e hegemonia em Gramsci; e) o ensino e a escola científica; f) o enfoque humanista da educação e do ensino; papel do professor, do aluno e de outros agentes educativos. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica ou revisão da literatura. O percurso metodológico se realizou nas seguintes etapas, segundo as considerações de Marconi e Lakatos (2003, p. 44): “a) escolha do tema; b) elaboração do plano de trabalho; c) identificação; d) localização; e) compilação; f) fichamento; g) análise e interpretação; h) redação”. Como resultado, se obteve a evidência das contribuições dos autores estudados como ferramentas teóricas para uma melhor compreensão da educação e seus complexos problemas na atual sociedade brasileira. Conclui-se que as contribuições para a educação de Marx, Engels e Gramsci não constituem por si só um método educacional, mas formam um subsidio para a compreensão e aperfeiçoamento da realidade educacional a partir de princípios científicos, humanistas e sociais.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectMarxpt_BR
dc.subjectEngelpt_BR
dc.subjectGramcsipt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleMARX, ENGELS E GRAMSCI: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E O ENSINOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 11

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS RODRIGUES.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.