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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1044
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gontijo, Fábio de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T11:49:16Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T11:49:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-29 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1044 | - |
dc.description.abstract | Jan Amos Komenský (1592 - 1670), ou, simplesmente, Comenius, é considerado o pai da didática, por ter sistematizado, pela primeira, vez na Civilização Ocidental, os princípios pelos quais a arte de ensinar seria dirigida. O que antes era ensinado de tudo para alguns, Comenius passou a dividir o que e para quem deverá ser ensinado, respeitando a faixa etária e a capacidade de raciocínio. Com a criação do principal livro – Didática Magna - a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), fundada em 16 de novembro de 1945, adéqua-se aos conceitos comenianos. Em se tratando da educação, a UNESCO prioriza a erradicação do analfabetismo, através do princípio de ensinar tudo a todos, sendo este, o mesmo princípio descrito na Didática Magna. Pode-se, então, afirmar que as ideias de Comenius ainda servem para orientar a educação em geral e, em particular, a UNESCO; por isso, é importante resgatar o seu pensamento e discutir a maneira pela qual a UNESCO, pelas suas declarações, apropria-se das concepções comenianas. O objetivo deste trabalho foi essaltar a importância de Comenius para a educação, considerando que a UNESCO se apoia em suas ideias até hoje, pelo que demonstram suas declarações. Tal objetivo foi alcançado por meio das pesquisas teóricas, documentais e, sobretudo, bibliográficas, tendo-se como principais documentos teórico-metodológicos a Didática Magna e as declarações relacionadas à educação da UNESCO. A partir das teorias e práticas descritas na Didática Magna, a UNESCO serve-se deste livro para fundamentar as declarações que, trezentos anos depois, fariam parte tanto dos princípios quanto dos objetivos da educação. Tal pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, uma vez que as ideias de Comenius e suas repercussões sobre as declarações da UNESCO constituem fundamentos da educação, à medida que orientam a teoria e a prática educativas. Os resultados da análise da Didática Magna de Comenius e das declarações UNESCO revelam aproximações e distanciamentos entre ambos acerca da educação; dentre as aproximações encontradas, tem-se: acesso ao ensino para todos; educação continuada, ou seja, pela vida toda; instituição de escolas em todos os lugares; utilização de livros; valorização do professor como peça fundamental no ensino; igualdade no ensino para homens e mulheres; acesso à educação especial para aqueles com algum tipo de limitação ou deficiência e; preocupação com o meio ambiente; dentre o distanciamento, tem-se a religião, porquanto Comenius, por ser religioso, concebe a educação no âmbito da cristandade, enquanto a UNESCO, por ser laica, embora respeite as religiões, não se dedica a disseminar nenhuma delas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Comenius | pt_BR |
dc.subject | UNESCO | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Didática Magna | pt_BR |
dc.subject | Declarações | pt_BR |
dc.title | A DIDÁTICA MAGNA DE COMENIUS E AS DECLARAÇÕES DA UNESCO UBERABA – MG 2016 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 11 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FÁBIO DE BRITO GONTIJO.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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