Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Luciana Góis | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T11:53:13Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T11:53:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1046 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo é um dos subprojetos de um projeto maior intitulado: “Teoria e metodologia do experimento didático-formativo: um estudo teórico-empírico”, chancelado pela FAPEMIG (Edital 01/2015), e coordenado pelo orientador da investigação. A pesquisa justificou-se a partir das análises em leitura e escrita realizadas nas últimas avaliações externas e internas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Avaliação Interna da Competência Leitora e Escritora da Província Marista Brasil. Os resultados dessas avaliações apontaram para deficiências nos processos do ensino de produção textual nos alunos da Educação Básica. Diante disso, verificou-se que contemplar o uso eficiente de diferentes textos nas aulas de língua materna é fundamental para tentar solucionar dificuldades constantes que os professores enfrentam em seu cotidiano. Com essas premissas, determinou-se como objeto de estudo: o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros textuais no 7º ano do Ensino Fundamental, pois sabe-se que os gêneros textuais podem constituir uma fonte basilar para a aprendizagem da Língua Portuguesa em todos os seus aspectos. Em consonância com o objeto, levantou-se o seguinte problema científico: como organizar de forma adequada o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros textuais em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II? A pesquisa fundamentou-se integrando dois importantes referenciais teóricos. De uma parte, empregando autores relevantes como Vigotski (1997), Galperin (2001), Talízina (1988), Davidov (1999) dentre outros. Esse referencial permitiu entender os fundamentos e princípios da organização do processo de ensino-aprendizagem de maneira científica. De outra parte, foi necessário aprofundar na teoria do texto e dos gêneros textuais, integrando autores como Bakhtin (1997), Koch (2000; 2002); Marcuschi (2003; 2006; 2007); Travaglia (1991; 2007) e Van Dijk (1978). Como metodologia geral usou-se o experimento didático-formativo, como uma alternativa metodológica para a pesquisa em didática. A realização do experimento-didático ocorreu no Colégio Marista Diocesano, em 23 aulas de 50 minutos das disciplinas de Língua Portuguesa e Produção de Texto, totalizando o período de aproximadamente 30 dias. A análise dos resultados confirmou a hipótese de que o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros textuais, quando organizado e gerido de acordo com os pressupostos da teoria histórico-cultural contribuiu para o aprimoramento da leitura e da produção de diferentes gêneros textuais, que circulam em nossa sociedade, incidindo também no desenvolvimento intelectual e afetivo dos educandos, esse processo pressupõe, sobretudo, a cientificidade, o dialogismo e a interação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Experimento didático-formativo | pt_BR |
dc.title | O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL COM ALUNOS DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 11 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANA GÓIS BARBOSA.pdf | 8,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.