Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJunior, Romes Belchior da Silva-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:57:16Z-
dc.date.available2020-01-24T11:57:16Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1048-
dc.description.abstractConsiderando a necessidade de formação e de desenvolvimento profissional de professores bacharéis, que atuam na educação profissional técnica de nível médio, prevista e regulamentada pela LDB, e os poucos investimentos nesse sentido, a pesquisa se orientou pela seguinte questão: como um processo formativo, focando o planejamento de ensino, pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores de cursos técnicos, a partir da construção de sentidos para os temas abordados? Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e integra o projeto de pesquisa, aprovado pelo CNPq, intitulado As potencialidades e os desafios do experimento didático-formativo no ensino-aprendizagem e na formação docente. Assim, tem como objetivo geral, analisar o desenvolvimento profissional dos professores de cursos técnicos, a partir de um processo formativo, focando o planejamento de ensino. Apoia-se no referencial teórico-metodológico da Teoria Histórico-Cultural, segundo a qual o objetivo da atividade pedagógica é a transformação dos indivíduos pela apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados. O estudo se fundamentou teórica e metodologicamente em Vigotski (1930, 1981, 1984, 1998), Leontiev (1978, 1987, 2001, 2004), Davidov (1988, 1997), Marcelo Garcia (1999) para tratar da formação e do desenvolvimento profissional; Davidov (1988), Libâneo (2013), Gandin (2014), para discutir o planejamento. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou o experimento didático-formativo, cujas raízes estão Vigotski e tem sido aplicado por pesquisadores brasileiros no campo da didática. Tem como foco, nas atividades desenvolvidas, o planejamento de ensino, pois a organização do processo ensino-aprendizagem é central na atividade docente. Utilizou levantamento bibliográfico, documental e de campo. Os participantes são professores, que atuam nos cursos técnicos de nível médio de uma instituição privada de Uberaba - MG, e também no mercado de trabalho local. São bacharéis e iniciantes no exercício da docência. As atividades foram realizadas em cinco sessões de três horas em média, no segundo semestre de 2015, no âmbito da escola pesquisada. O pesquisador foi o responsável pela elaboração e execução do experimento, gravado em áudio e vídeo. Constituiu o corpus do estudo, as falas dos participantes e as suas produções escritas. Utilizou-se a análise de conteúdo, identificando os significados partilhados e os possíveis sentidos atribuídos pelos sujeitos. Com base nas análises feitas e na avaliação dos participantes, pode-se afirmar que houve desenvolvimento profissional, porque ocorreram mudanças nos modos de pensar a prática docente – o conhecimento pedagógico foi ampliado, pelo aperfeiçoamento da capacidade de organização do ensino; o conhecimento teórico cresceu baseado na reflexão sobre referenciais apresentados e sobre a prática docente. Entretanto, cabe considerar que o desenvolvimento profissional depende do desenvolvimento da escola e das oportunidades que ela cria para tal e do desenvolvimento do currículo, que precisa ser discutido com o corpo docente. Diante da complexidade dos temas planejados, da duração condicionada aos tempos previstos para um curso de mestrado, do perfil dos sujeitos participantes, pode-se afirmar que a proposta do experimento foi audaciosa, mas produtiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES INTEGRALpt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissional. Formação de Professores.pt_BR
dc.subjectFormação de Professores.pt_BR
dc.subjectCurso Técnicopt_BR
dc.subjectExperimento didático formativopt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DOS CURSOS TÉCNICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE UBERABA-MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 11

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROMES BELCHIOR DA SILVA JUNIOR.pdf10,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.