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dc.contributor.authorRibeiro, Renata Alessandra dos Santos-
dc.date.accessioned2020-01-27T13:50:33Z-
dc.date.available2020-01-27T13:50:33Z-
dc.date.issued2017-04-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1069-
dc.description.abstractEsta pesquisa é parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, Mestrado em Educação, dentro da linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, se integrando ao projeto de pesquisa intitulado: A importância dos clássicos da filosofia para a educação. O estudo fornece sólida base teórica para a fundamentação da hermenêutica, se estruturando no pensamento filosófico de grandes pensadores hermenêuticos. Hermenêutica é uma prática que diz respeito a interpretação do discurso em diferentes contextos de produção de sentidos. Compreender e interpretar são processos indissociáveis nesta prática. Originando-se num período em que havia a necessidade de uma técnica para o esclarecimento dos escritos sagrados, e das leis jurídicas, a leitura hermenêutica passa por uma longa trajetória que a consolida em tempos contemporâneos como uma prática universal. Diante da necessidade de incentivar o aluno à leitura, esta pesquisa tem por objetivo enfatizar a importância da leitura hermenêutica para a educação, como possibilidade de compreensão plena de um texto, na formação social do leitor, no cotidiano da sala de aula. Evidenciando a partir desta prática, o valor da interpretação criativa (que dá liberdade ao aluno de expressar seus argumentos a respeito do assunto do texto), para a mediação diferenciada diante do ensino da leitura. O trabalho se compõe por meio de uma metodologia fundada na pesquisa teórica, para apresentar os diferentes pensamentos em torno da leitura, e hermenêutica. Para tanto, foi realizado estudo sobre a concepção do significado, sua origem e abrangência, bem como o conhecimento dos principais filósofos que fizeram da hermenêutica um legado. Os resultados apontam que o curso da humanidade é uma realidade em constante movimento, em transição, em atos comunicativos. Para acompanhar as transformações, os projetos de ciências, a cultura, as artes e participar das muitas situações discursivas na interação e interpretação de textos e contextos, o pensar hermenêutico são relevantes ao estabelecer uma comunicação significativa com o outro e com o mundo. A prática da leitura hermenêutica concede à educação, orientações que oferecem um entendimento de como o intérprete pode chegar à real compreensão do texto lido, identificando gêneros e associando suas semelhanças bem como diferenças, quanto a (in) formalidade da linguagem, estrutura e funcionamento social. Uma leitura hermenêutica em sala de aula significa estar presente (o aluno sente-se pertencer a um grupo de leitura) no desvendamento dos segredos do texto (efeitos de sentido do discurso), a partir do ponto de vista do outro (escritor). Nesse contexto, o aluno identifica e divulga como realidade o que interpretou do texto, os diversos sentidos que atribuiu, percebendo este acontecimento, não como a própria realidade, mas como mais uma dimensão da realidade. Isso porque o texto na interpretação pode ter releituras sob diferentes olhares, um historiador coleta as informações que lhe são interessantes, enquanto que o sociólogo coleta dados que estruture seu pensamento social. Nessa proposta de leitura oferecida pela hermenêutica, fatores como o psicológico, a historicidade, a linguagem, a isão de mundo, a vivência do ser, entre outros aspectos são essencialmente cabíveis de investigação dado que influenciam o teor textual, a realidade, retratada pelo outro no texto. Além disso, pela prática hermenêutica, percebe-se que a arte da interpretação, se faz necessária nas salas de aula, como possibilidade de interlocução entre o aluno e o autor do texto, enriquecendo a leitura no que diz respeito a fluência da compreensão na ordem do discurso (no fluxo discursivo). Não basta somente ler, é preciso saber interpretar os enunciados, os textos escritos, e para isso a hermenêutica oferece orientações práticas que quando aplicadas pelo intérprete, revela os sentidos múltiplos, incluindo questionamentos nas aulas de leituras, fazendo inferências, construindo uma situação em que o texto (escritor) fale, com o leitor, e então criando um diálogo vivo, entre pessoas, épocas e culturas.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectinterpretaçãopt_BR
dc.subjectfundamentos da Educaçãopt_BR
dc.titleA HERMENÊUTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LEITURApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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