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Título: DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM UBERABA-MG
Autor(es): Silva, Francisc Henrique
Palavras-chave: Políticas Educacionais
Formação Continuada
Necessidades Formativas
Professores de Física
Data do documento: 29-Ago-2017
Resumo: A Física é hoje, em um mundo onde a tecnologia realiza revoluções e se dispõe resolver os mais graves problemas, uma das ciências de maior visibilidade e importância da cultura humana. Por isso, a necessidade de mudar a Física ensinada nas escolas brasileiras, uma caricatura mal elaborada, seja pela formação dos professores, melhorias nas estruturas organizacionais ou ainda mudanças na forma de conceber e organizar o ensino-aprendizagem. Com base no exposto, foi desenvolvida uma investigação científica vinculada à linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensinoaprendizagem, na qual se buscou realizar um diagnóstico das necessidades de formação continuada dos professores de Física da Rede Pública Estadual de Uberaba, MG. É importante ressaltar, que essa pesquisa compõe parte de um diagnóstico maior (projeto guarda-chuva) denominado: Formação continuada de professores em Minas Gerais: políticas, programas, necessidades e impactos na aprendizagem dos alunos. O problema do estudo, formulou-se da seguinte maneira: Como elaborar um diagnóstico adequado das necessidades de formação continuada de professores de Física da rede pública estadual de Uberaba-MG? O objetivo geral foi elaborar um diagnóstico das necessidades da formação continuada de professores de Física da Rede Pública Estadual de Ensino de Uberaba-MG. Os objetivos específicos foram: 1) desenvolver um estudo sobre as políticas de formação de professores, em nível nacional, estadual e local; 2) analisar o estado atual da formação continuada dos professores de Física da rede Pública Estadual de Uberaba-MG; 3) correlacionar os dados da pesquisa de campo com as informações obtidas sobre as políticas de formação de professores e os resultados da pesquisa na área. A hipótese formulada foi que as necessidades de formação continuada dos professores de Física da rede Pública Estadual de Uberaba poderão ser determinadas a partir do estabelecimento das inter-relações entre as políticas públicas, os avanços científicos da área, e a análise das respostas dos professores que integram a amostra da pesquisa. Dentre os métodos de pesquisa que ajudaram na sistematização da informação encontra-se a pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, no caso através da aplicação de questionário. A amostra foi composta por 27 professores de um total de 41 que atuam na rede pública estadual de Uberaba, o que representa 66% do universo. A análise dos dados permitiu comprovar a hipótese que norteou a investigação. O estudo desenvolvido permite concluir que os professores de Física da rede Pública Estadual de Ensino de Uberaba-MG apresentam necessidades formativas sobre: gestão de clima e da sala de aula; convivência e resolução de conflitos na educação; critérios e procedimentos para a auto avaliação do ensino próprio e a avaliação do ensino de outros colegas; questões relacionadas com a organização e gestão da escola, elaboração e gestão de PPP, bem como órgãos de gestão (colegiados) e outros assuntos institucionais; questões relativas sobre como lidar adequadamente com a diversidade pessoal, social e cultural dos alunos; abordagens e propostas de trabalho em equipe, coordenação e colaboração entre os professores; relações com as famílias, a comunidade e o meio ambiente social a que pertencem os alunos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1074
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