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dc.contributor.authorSouza, Cristiane Rodrigues Mendonça de-
dc.date.accessioned2020-01-27T18:39:00Z-
dc.date.available2020-01-27T18:39:00Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1079-
dc.description.abstractEsta dissertação debate, de maneira conceitual, a evolução do Ensino Secundário na transição da elite econômica brasileira para a sua popularização e a trajetória do Ginásio Dr. José Ferreira em Uberaba entre 1953 e 1971. Foi desenvolvida na linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus fundamentos” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. A fim de se traçar um caminho coerente para o desenvolvimento do tema, enfatizam-se como objetivo geral compreender os aspectos históricos que levaram ao surgimento e desenvolvimento da entidade Campanha Nacional de Escolas da Comunidade em nível nacional e especificamente do Colégio Dr. José Ferreira, entre 1953 e 1971. E, como objetivos específicos, conceituar a formação do Ensino Secundário no período de 1930 a 1971; e debater sobre as reformas ocorridas que foram responsáveis pela evolução do Ensino Secundário no atendimento de toda a população. Nessa perspectiva, surgem duas questões que vão permear todo o texto e que deverão ser respondidas até a finalização desta investigação: Quais foram os processos que levaram o Ensino Secundário em um espaço educacional reservado à elite econômica e cultural no Brasil à popularização para toda a sociedade brasileira? Como se constitui e se estabelecem a Campanha Nacional das Escolas da Comunidade no Brasil, assim como o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira em Uberaba (MG)? O período do recorte temporal é caracterizado por uma realidade política e social marcada por um regime autoritário da época do Estado Novo (1937-1945) e a transição de uma Educação direcionada à elite econômica para o início de um ensino secindário com caráter público no Brasil. A abordagem metodológica desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como instrumentos de coleta de dados, além das obras de referência, livros de atas e de reuniões, folhas datilografadas do arquivo particular da escola, fotografias, o jornal local, entre outros documentos. O referencial teórico baseia-se em informações adquiridas em análise de contexto teórico relacionado ao tema da educação secundária durante o período recorte através de contribuições de Romanelli (1983), Zotti (2004), Vieira (2008), Anísio Teixeira (1954) e do fundador da CNEC, Felipe Tiago Gomes (1989). Como resultado, o presente estudo apresenta grande relevância social, uma vez que pretende contribuir com o âmbito acadêmico, oferecendo, por meio da pesquisa, uma visão diferenciada acerca do tema, ampliando o material teórico, que poderá ser utilizado a fim de desenvolver estudos e pesquisas posteriores, estimular o aprofundamento sobre o tema e sobre assuntos relacionados que possam originar-se a partir do interesse desta dissertação.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducação Secundáriapt_BR
dc.subjectCampanha Nacional de Escolas da Comunidadept_BR
dc.subjectColégio Cenecista Dr. José Ferreirapt_BR
dc.titleENSINO SECUNDÁRIO E A CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS (CNEG): COLÉGIO CENECISTA DR. JOSÉ FERREIRA, UBERABA-MG (1953 - 1971)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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