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dc.contributor.authorNunes, Janaína Fernandes-
dc.date.accessioned2020-01-28T11:02:18Z-
dc.date.available2020-01-28T11:02:18Z-
dc.date.issued2018-03-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1082-
dc.description.abstractDesenvolvido na linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, a partir do projeto guarda-chuva A produção social da identidade e da diferença no livro didático: uma contribuição aos estudos da educação na diversidade, o trabalho se dá no campo dos debates sobre gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira. O objetivo geral da pesquisa é compreender o modo com que as convicções religiosas passaram a pautar o debate a respeito das temáticas de sexualidade e gênero nas escolas públicas, com profundos reflexos na elaboração e interdição de leis e projetos de leis voltados à educação. O trabalho tem especial relevância diante da atual conjectura, em que grupos laicistas e religiosos têm se confrontado a respeito da inserção dos temas relacionados a gênero e sexualidade na escola pública, e diante da necessidade da construção de uma educação inclusiva, que prime pela pluralidade e pelo respeito às diferenças. A pesquisa bibliográfica dará sustentação a todo o processo de investigação, por meio de leituras orientadas, constitutivas do corpus teórico, e no mapeamento do estado do conhecimento, em elaboração a partir da consulta a diferentes bases de dados. Foi utilizada, também, a pesquisa documental com a finalidade de analisar, principalmente, os projetos de leis propostos no Congresso Nacional e demais casas legislativas, que possuem a finalidade de interditar as discussões a respeito das temáticas de diversidade sexual e de gênero. Os dispositivos de controle da sexualidade são pensados por uma abordagem foucaultiana, enquanto as reflexões sobre gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira serão conduzidas por autores identificados com os campos dos Estudos de Gênero na educação (LOURO, 2007, 2015; entre outros) e das Teorias Queer (BENTO, 2011). Percebeu-se, ao longo da pesquisa, que existe no Brasil uma organizada resistência religiosa à inserção de debates plurais sobre diversidade sexual e de gênero nas escolas públicas, pautada por valores conservadores que consideram seus próprios dogmas como “naturais”, em detrimento de outras vivências sexuais e de gênero.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducação e diversidadept_BR
dc.subjectGênero e diversidade sexualpt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleGÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ENTRE PROGRAMAS EDUCACIONAIS E CONVICÇÕES RELIGIOSASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 13

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