Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1086
Título: NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBERABA: UM DIAGNÓSTICO
Autor(es): Resende, Cibele Caetano
Palavras-chave: Necessidades Formativas
Formação Continuada
Professores de Educação Ambiental
Educação Básica
Data do documento: 15-Mar-2018
Resumo: A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem, sendo que a pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado “Formação Continuada dos Professores em Minas Gerais: políticas, programas, necessidades e impactos na aprendizagem dos alunos” (Edital da Pape-CNPq. 049/2017), coordenado pelo orientador desta Dissertação. Dentro desse tema recortou-se o objeto da investigação como sendo as necessidades de formação continuada dos professores da Rede Pública Municipal de Uberaba, MG, para colocar em prática o eixo transversal da Educação Ambiental. Conforme o objetivo formulou-se o seguinte problema científico: qual o diagnóstico de necessidades de formação continuada dos professores da Rede Pública Municipal de Uberaba, MG, para colocar em prática o eixo transversal da Educação Ambiental. A hipótese de trabalho formulada foi a seguinte: caso se estabeleçam relações adequadas entre as informações oferecidas pelas políticas públicas, os resultados das pesquisas sobre formação de professores de professores no Brasil e o que dizem os professores da Rede Pública Municipal de Uberaba sobre sua formação, será possível obter um diagnóstico de suas necessidades para colocar em prática o eixo transversal da Educação Ambiental. A metodologia geral da investigação implicou na pesquisa bibliográfica, com intuito de detectar junto aos pesquisadores quanto à formação continuada de professores e o que se espera deles para o exercício da docência no contexto brasileiro e global. A pesquisa documental correspondeu aos Documentos Legais existentes no Brasil sobre a formação de professores, inclusive a nível municipal, e ao trabalho de campo por meio da aplicação de questionário para professores da Educação Básica de Uberaba, MG. Quanto ao questionário, este foi aplicado a um grupo de “Professores Referências” que atuavam no ano de 2017 nos grupos da Jornada Ampliada, responsáveis pelos Grupos de Liderança “Agentes Ambientais”, formados por alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Uberaba, MG, com o trabalho de Educação Ambiental. Os dados obtidos mediante o questionário foram processados com o Software Microsoft Excel e através da coleta obteve indicadores e mediana ponderada às quais possibilitou detectar as necessidades formativas dos professores. A pesquisa identificou as seguintes necessidades de formação: maior ênfase nos conteúdos científicos da Educação Ambiental; procedimentos metodológicos para o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades nos alunos; ações concretas sobre como melhorar as práticas docentes na Educação Ambiental.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1086
Aparece nas coleções:TURMA 13

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIBELE CAETANO RESENDE.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.