Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1088
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DE MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA EM FERROLIGAS: PENEIRAMENTO E ANÁLISE DE IMAGEM
Autor(es): DE CAMPOS, ARLINDO ANASTÁCIO
DE OLIVEIRA, BIANCA PAULA
Palavras-chave: CPA
CPA
granulometria
granulometria
peneiramento
peneiramento
ferroliga
ferroliga
Data do documento: 16-Nov-2018
Resumo: A determinação do tamanho de partículas e distribuição granulométrica é aplicada diversos tipos de materiais podendo ter diferentes fins, desde a classificação de um material para avaliar as possibilidades de uso em determinado processo, à verificação de um produto frente a uma especificação. Um dos métodos mais utilizados para análises granulométricas, e um dos mais tradicionais, é o peneiramento. Este método consiste em passar uma amostra do material por uma série de peneiras com diferentes tamanhos de abertura e dispostas verticalmente, quantificando-se a fração do material retida em cada peneira. Contudo, ao longo dos anos e com o surgimento de novas tecnologias novos métodos e equipamentos têm sido criados para a realização de análises granulométricas, com objetivo de atender a faixas de tamanho e materiais específicos. Em função disso vários estudos têm sido feitos para comparar diferentes métodos e equipamentos de análise para determinar aplicabilidades e desempenhos analíticos. No entanto, a grande maioria dos estudos comparativos encontrados são destinados a materiais como solo e sedimentos. Este trabalho apresenta um estudo comparativo de duas técnicas para análise granulométrica de amostras de uma ferroliga: o peneiramento e a análise de imagem utilizando equipamentos CPA (Computerized Particle Analyzer). O estudo foi conduzido através da análise de amostras de diferentes classificações granulométricas em ambos os métodos, analisando cada amostra pelas duas técnicas e avaliando os resultados através de análise estatísticas, e mostrou que o equipamento CPA conduz a resultados estatisticamente semelhantes para todas as faixas de tamanho estudadas.
A determinação do tamanho de partículas e distribuição granulométrica é aplicada diversos tipos de materiais podendo ter diferentes fins, desde a classificação de um material para avaliar as possibilidades de uso em determinado processo, à verificação de um produto frente a uma especificação. Um dos métodos mais utilizados para análises granulométricas, e um dos mais tradicionais, é o peneiramento. Este método consiste em passar uma amostra do material por uma série de peneiras com diferentes tamanhos de abertura e dispostas verticalmente, quantificando-se a fração do material retida em cada peneira. Contudo, ao longo dos anos e com o surgimento de novas tecnologias novos métodos e equipamentos têm sido criados para a realização de análises granulométricas, com objetivo de atender a faixas de tamanho e materiais específicos. Em função disso vários estudos têm sido feitos para comparar diferentes métodos e equipamentos de análise para determinar aplicabilidades e desempenhos analíticos. No entanto, a grande maioria dos estudos comparativos encontrados são destinados a materiais como solo e sedimentos. Este trabalho apresenta um estudo comparativo de duas técnicas para análise granulométrica de amostras de uma ferroliga: o peneiramento e a análise de imagem utilizando equipamentos CPA (Computerized Particle Analyzer). O estudo foi conduzido através da análise de amostras de diferentes classificações granulométricas em ambos os métodos, analisando cada amostra pelas duas técnicas e avaliando os resultados através de análise estatísticas, e mostrou que o equipamento CPA conduz a resultados estatisticamente semelhantes para todas as faixas de tamanho estudadas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1088
Aparece nas coleções:2018/2



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.