Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1133
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO UBERABA-MG: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE
Autor(es): L. TIBOLA, F.
M. CASTRO, C.
Palavras-chave: qualidade de água
Rio Uberaba
Carbono Orgânico Total
Data do documento: 2019
Resumo: A avaliação da qualidade da água de um manancial pode ser obtida através do Índice de Qualidade da Água (IQA) composto por nove parâmetros, onde são classificados em faixas variando de 0 a 100. A qualidade da água do Rio Uberaba, principal manancial de abastecimento do munícipio de Uberaba-MG, foi avaliada pelo IQA e por dois parâmetros indicativos de matéria orgânica, demanda química de oxigênio (DQO) e carbono orgânico total (TOC), visando comparar a variação espacial entre quatro pontos compreendidos entre a nascente e a captação, e a variação temporal nos meses de Julho a Setembro. Os valores de IQA apresentaram-se na faixa de 71 a 78, enquanto os parâmetros de DQO e TOC apresentaram valores comuns para água superficial. A partir da ANOVA para dois fatores, posição e período da amostragem, o IQA e a DQO não apresentaram variação significativa para ambos os fatores, já para a o TOC, o fator período apresentou variação significativa, enquanto para a posição não houve variação. Assim o manancial apresenta valores comuns de água superficial não poluída, enquanto a variação do TOC com o período pode ser devido ao fenômeno da concentração que ocorre com a redução da vazão do Rio ao longo do período de estiagem.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1133
Aparece nas coleções:III EDEPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDEPA - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO UBERABA-MG UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE.pdf445,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.