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Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA CIDADE DE FRUTAL/MG
Autor(es): Diniz, Rosimeire Ferreira
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Ensino Médio
Disciplina de História
Representações Sociais
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Este estudo toma como pesquisa as “Práticas pedagógicas de professores de História, do Ensino Médio, na perspectiva dos alunos”. A linha de pesquisa é Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino aprendizagem. Parte da hipótese de que a forma como o professor realiza suas práticas pedagógicas, a partir do planejamento de ensino, da escolha das estratégias de aula, da avaliação e da maneira como se relaciona com os alunos, pode contribuir ou não para a aprendizagem escolar. Este estudo justifica-se, principalmente, pelos resultados das avaliações externas do Ensino Médio, apresentados nos últimos anos. O cenário se mostra preocupante, pois o Ensino Médio, no Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB encontram-se num patamar muito baixo, mostrando que os indicadores de fluxo do país não evoluem na velocidade desejada. Justifica-se também pelo fato de que o Ensino Médio, segundo o Ministério da Educação-MEC, é a etapa da vida escolar com o maior índice de evasão. Em razão disso e por considerar que a disciplina de História pode contribuir para a melhoria da educação no Ensino Médio, é que surge a proposta desta investigação. Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa explicativa, este estudo busca, na TRS de Moscovici (1978) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2001), o respaldo teórico-metodológico. O estudo foi realizado em três escolas públicas de Frutal, situadas em diferentes regiões. Participaram dela três turmas do Ensino Médio, sendo uma de cada escola, totalizando 76 alunos participantes. Apresenta como objetivo geral identificar e compreender as representações sociais construídas pelos alunos sobre as práticas pedagógicas dos seus professores de História no Ensino Médio. E como objetivos específicos: descrever o perfil sociodemográfico dos participantes; identificar o núcleo central das representações sociais dos alunos com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas por seus professores de História no Ensino Médio; e, compreender, na visão desses alunos, as implicações das práticas pedagógicas dos referidos professores sobre a aprendizagem escolar. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário contendo questões abertas e fechadas e a TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras, foi realizada também com o auxílio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e do um software denominado Evocation - EVOC, desenvolvido por Vergès (2002), que tem como finalidade organizar as evocações realizadas na TALP, considerando a ordem de aparecimento. Quanto aos resultados do Núcleo Central das representações construídas pelos alunos do Ensino Médio, sobre as práticas pedagógicas dos seus professores de História, pode-se dizer que, ao serem constituídos pelos vocábulos: Cansativas, Conhecimento, Provas e Didática, ancoram-se em elementos que evidenciam sentimentos dilemático. Se, por um lado, os estudantes reconhecem que o conhecimento e as provas, compreendidas como uma avaliação formativa são importantes para a formação acadêmica, por outro, reconhecem que a didática, ou os procedimentos de aula de seus professores são cansativos e não auxiliam o processo de aprendizagem.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1148
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