Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaes Leme Alberto, Abaporang-
dc.date.accessioned2020-05-13T18:34:02Z-
dc.date.available2020-05-13T18:34:02Z-
dc.date.issued2018-08-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1157-
dc.description.abstractEssa dissertação procura indagar e interpretar com a ajuda da filosofia o papel da tecnologia na educação escolar atual, ressaltando seu aporte pedagógico, mas também os riscos de ser alienante. A técnica não é um bem exclusivo dessa sociedade. O homo sapiens, ao dominar a pedra lascada e construir instrumentos, já era sujeito da técnica. Entre o machado de pedra e a INTERNET, há um acúmulo de informações e de conhecimentos, mas o mais antigo e primitivo e o mais refinado e moderno, ambos renderam e rendem serviços importantes à civilização. Essa pesquisa de natureza bibliográfica, inserida na linha “Educação Básica: Planejamento e Gestão”, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, UNIUBE, reúne a filosofia e a técnica, com objetivo de compreender o papel da tecnologia na educação escolar atual. Martin Heidegger e sua filosofia fenomenológico-existencial tornaram-se o ponto apoio da filosofia nesse trabalho e Nicholas Carr, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology – MIT – um dos criadores da teoria das nuvens de informação e um desconfiado dos efeitos da tecnologia, chega a vê-la como uma caixa de Pandora. A técnica, entretanto, não é vilã ou heroína; é apenas aquilo que se fizer dela. Com isso, caso realize adequadamente uma análise filosófica do uso tecnológico nas escolas será possível sugerir novas reflexões sobre a prática escolar. Iremos aqui fazer a reflexão do trabalho como docente em escolas de educação básica na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, que serão objetos de avaliações nesta dissertação sendo que uma delas apresentaremos um Estudo de Caso. O resultado destas análises resultou num produto: Compilado de sugestões para práticas escolares.pt_BR
dc.subjectEducação. Tecnologia. Fenomenologia. Existencialismo.pt_BR
dc.titleA TECNOLOGIA NA ESCOLA COMO UMA EXPERIÊNCIA EXISTENCIALpt_BR
Aparece nas coleções:2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abaporang Paes Leme Alberto.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.