Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1159
Título: A EDUCAÇÃO PLATÔNICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CATEQUESE LIBERTADORA: UMA RELEITURA FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA DA ALEGORIA DA CAVERNA
Autor(es): da Silva, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Educação. Libertação. Platão. Catequese.
Data do documento: 23-Fev-2018
Resumo: Platão desenvolveu um minucioso processo educacional visando, sobretudo, à formação do governante. A essência deste pensamento se encontra no livro sétimo da obra A República, a afamada Alegoria da Caverna. Este ideário pedagógico, que consta de cinco etapas, encerra o itinerário que o candidato a rei-filósofo deveria percorrer até alcançar o governo da Cidade Modelo. A saber, as cinco etapas são: desde tenra infância até 17/18 anos, educação lúdica; dos 17/18 até os 20, educação por meio da ginástica; dos 20 até os 30, educação militar e intelectual com a inserção das matemáticas; dos 30 até os 35, educação dialética; dos 35 até os 50, educação militar e filosófica, sendo a última, sincronicamente, matemática e dialética. Uma vez contemplada a ideia do Sumo Bem, por intermédio da Filosofia, o rei-filósofo governaria com justiça, trazendo felicidade a todos os habitantes da Cidade Modelo. Na sequência, fazemos exposição acerca da Catequese. Por esta, entende-se o processo de educação na fé que, de maneira encarnada e racionalmente compreendida, faça a Palavra de Deus ressoar no hoje da vida do catequizando (educando em espaços não escolares). Seu objeto é a História da Salvação na íntegra. Dentre os vários métodos utilizados, quatro apresentam-se mais caros na educação catequética: 1) interação entre fé e vida; 2) indutivo e dedutivo; 3) trabalho em grupo; 4) verjulgar- agir. Destarte, a Catequese tem por objetivo a maturidade na fé, a qual, exige compromisso pessoal e comunitário, em prol da libertação integral do ser humano. Isto nos leva à concepção de Catequese Libertadora, por meio da qual a criança, adolescente ou adulto recebe os conhecimentos religiosos, agregando a esses, vários conteúdos do vasto conhecimento humano, que contribuam com a transformação, tanto da pessoa quanto da sociedade em que se está imersa. Prosseguindo, abordamos sobre o processo educacional platônico, objetivando destacar do mesmo, diversos elementos que possam potencializar a Catequese Libertadora. Para tal finalidade, utilizamos o método de pesquisa bibliográfica e análise documental, servindonos como baluarte teórico de autores como Abbagnano (2007), Paviani (2008), Platão (1997), CNBB (2016), dentre outros. Desta forma, constatamos que a pedagogia platônica apresenta vários elementos que podem ser tomados como importantes contributos para o processo catequético libertador. Tal processo objetiva contribuir com a formação dos catequistas (educadores em espaços não escolares) da cidade de Varjão de Minas-MG, onde, a maior parte dos catequizandos, também frequentam o ensino básico escolar, para o qual, a partir do suporte catequético libertador recebido, serão devolvidos muito mais inteligentes, inovadores e críticos, frente à realidade que os circunda.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1159
Aparece nas coleções:2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Eduardo da Silva.pdf851,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.