Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1161
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria da Silva, Fabia | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T15:43:55Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T15:43:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-02 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1161 | - |
dc.description.abstract | Este relatório apresenta resultados de uma investigação-ação no campo da educação e saúde escolar, com o objetivo de identificar os problemas de saúde, de educação, sociais e familiares de um grupo de adolescentes-estudantes do ensino fundamental e construir uma proposta de ação educativa para a promoção da saúde deles, por meio do diálogo e da construção coletiva de saberes. Os adolescentes pesquisados têm de 11 a 14 anos de idade, estudantes de uma escola pública estadual atendida no Centro de Saúde Escola Jaraguá da cidade de Uberlândia, MG, local desta investigação. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio dos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica, levantamento e análise documental, aplicação de questionário, elaboração da metodologia de escuta, aplicação da técnica de grupo focal e reconhecimento dos problemas e necessidades de saúde dos adolescentes. Os principais problemas diagnosticados foram: baixa autoestima e dificuldades na gestão do tempo, na organização dos estudos, nos hábitos alimentares, de concentração e de memorização; e também alguns problemas na visão, falta de diálogo e orientação, uso inadequado da internet móvel, violências física e verbal. A análise desses problemas potencializou a construção de uma proposta de intervenção, que tem como princípio a integralidade dos saberes entre profissionais e comunidade. A investigação possibilitou a construção de um vínculo entre adolescentes, os pais, os servidores da escola e a equipe da Unidade de Saúde. Concluiu-se que o diálogo é o caminho para o desenvolvimento de ações educativas mais efetivas em saúde. | pt_BR |
dc.subject | Educação e saúde. Diálogo. Adolescentes. | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO E SAÚDE: diálogos com adolescentes-estudantes do Ensino Fundamental, Uberlândia-MG, Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIA FARIA DA SILVA.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.