Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1163
Título: ENSINO FEMININO EM MONTE CARMELO – TRIÂNGULO MINEIRO - MG: A ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA DO AMPARO (1947 – 1952)
Autor(es): Auxiliadora Mendes Veloso, Idalina Maria
Palavras-chave: Instuições escolares. Educação feminina. Escola normal.
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: Esta pesquisa, realizada noPrograma de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba, dentro da linha “ Educação Básica: fundamentos e planejamentos”, teve como objetivo geral compreender as motivações paraa implantação do Curso Normal da Escola Nossa Senhora do Amparo da cidade de Monte Carmelo, Minas Gerais, sob a direção das Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Amparo desde sua criação em 1939, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O recorte temporal de 1947 a 1952 representa o período compreendido entre o ano de criação do Curso Normal até a mudança para o prédio destinado ao funcionamento do Curso Normal, com ênfase no processo de implantação, descrição dos espaços de educação feminina e tipo de formação oferecida às filhas de famílias mais abastadas da cidade. A presente pesquisa buscou contribuir para o alargamento da compreensão dos estudiosos da área, no sentido de entender a presença da Igreja no contexto educacional, principalmente em relação à educação feminina inspirada na moral e nos bons costumes. Neste trabalho, nossos objetivos especificos foram os seguintes: entender o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação de um Curso Normal para moças na cidade de Monte Carmelo – MG; compreender a atuação das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo na formação das moças da elite carmelitana; identificar o perfil dos mestres responsáveis pelas disciplinas ministradas no período em questão e identificar o perfil discente que frequentou a escola dentro do marco cronológico da investigação, bem como perceber a sua cultura escolar no interior dessa instituição. O referencial teórico apoiou-se principalmente nas contribuições de Araújo, Freitas e Lopes (2017), Hóstia (2013), Parisi Neto (2003), Nosella e Buffa (2009), Ortiz (2014), Rambo (2002), Romanelli (1986), Saviani (2005) e Tanuri (2000). O processo de investigação foi dividido em três etapas e contou com pesquisa bibliográfica e documental, levantamento, catalogação das fontes e análise documental do material levantado in loco. Por meio dessa investigação, foi possível perceber o papel da Igreja no processo de escolarização feminina, sendo o ensino tradicional pautado em concepções religiosas consolidadas por meio da disciplina, da moral e dos bons costumes, importantes para a formação da boa moça. Além disso os resultados apontam que o atual Colégio Nossa Senhora do Amparo de Monte Carmelo - MG, ao oferecer o Curso Normal, formou mulheres aptas a atuarem na cidade como educadoras, bem como as preparou para exercer as funções do lar e se tornarem exemplos de boas esposas e boas mães.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1163
Aparece nas coleções:2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Idalina Maria Auxiladora Mendes Veloso.pdf5,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.