Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1164
Título: | DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS–BRASIL |
Autor(es): | Sousa Lima, José Ricardo |
Palavras-chave: | Educação Física escolar – Prática Docente – Ensino Médio |
Data do documento: | 4-Jul-2018 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivos: analisar as principais dificuldades, desafios e possibilidades da prática pedagógica nas aulas de Educação Física em escolas públicas de ensino médio do município de Uberlândia, MG, Brasil; analisar de que forma essas dificuldades afetam a prática pedagógica; identificar alternativas pedagógicas criadas pelos docentes para a superação das dificuldades evidenciadas no exercício da profissão e refletir sobre a importância e o reconhecimento dos valores da Educação Física como componente curricular no atual contexto socioeducacional. A investigação situa-se no campo da abordagem qualitativa. Os procedimentos adotados para coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica e documental e um questionário padrão, respondido por um grupo de sete professores de Educação Física atuantes no ensino médio em sete escolas públicas estaduais. O estudo evidenciou que a Educação Física escolar é fundamental para o desenvolvimento físico, psicológico ou afetivo e cognitivo do estudante. No entanto, os professores enfrentam várias dificuldades que afetam o exercício da prática docente, como: os baixos salários, o desinteresse dos alunos, a falta de espaço físico e de materiais adequados e a violência. Dentre as estratégias pedagógicas elaboradas pelos professores, no cotidiano escolar, destacaram-se: os jogos interclasses, torneios, gincanas recreativas, feiras culturais, promoção de eventos, projeto interdisciplinares; e maior interação entre professores e alunos. Por fim, foi observado que, de um modo geral, o maior desafio é fazer da Educação Física uma disciplina interessante, importante, e socialmente relevante para os alunos; um componente curricular que, além de motivar os estudantes, seja proveitoso, capaz de contribuir para superar as dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas e promover uma educação de qualidade para todos! |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1164 |
Aparece nas coleções: | 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Ricardo Sousa Lima.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.