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dc.contributor.authorCamilo da Silva Rosa, Sirlene-
dc.date.accessioned2020-05-14T17:57:06Z-
dc.date.available2020-05-14T17:57:06Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1173-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como foco as políticas públicas regulatórias que tratam do ensino médio, especialmente a lei 13.415/2017. Ela está inserida na linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e planejamento, do curso de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba-UNIUBE. O objetivo geral é estudar as políticas públicas regulatórias do ensino médio no Brasil, no período de 1961 a 2016. São objetivos específicos conhecer a política regulatória da reforma do ensino médio de 2016 e as ações que a escola Polem - Escolas-Polo de Educação Múltipla tem realizado para a implantação da reforma. A temática é relevante pelo motivo de que o novo modelo curricular poderá de acordo com cada sistema de ensino, ofertar aos alunos um modelo de currículo flexível com cinco opções de itinerários a cursar, permitindo assim aos jovens escolherem seus caminhos. A justificativa da pesquisa está na possibilidade de contribuir para diminuir ou até mesmo eliminar as dificuldades que os jovens enfrentam atualmente para escolher uma profissão em um mercado tão complexo. No que se refere ao referencial teórico utilizamos às teorizações de publicações oficiais, BRASIL: (1961 a 2017) para as políticas públicas precedente a 2016, na discussão sobre o conceito de currículo escolar, sua história e suas teorias foram utilizadas as teorizações de Sacristán (1998, 2000, 2013), Füller et al (1976) Taba (1974), Silva (1996, 2005, 2010), Saviani (2011), Oliveira (2008). Os resultados dos estudos evidenciam que o novo currículo oferta uma educação propedêutica voltada para a educação superior e uma formação técnica profissional voltada para formação de mão obra que contribuirá para o crescimento econômico, e que para a escolha dos possíveis arranjos curriculares a orientação vocacional e profissional deverá fazer parte da legislação concernente a educação básica no Brasil. Apresentamos ainda como produto de pesquisa um texto-anexo que mostra o que seja orientação vocacional e profissional, algumas experiências e a justificativa para a solicitação de inclusão do serviço de orientação vocacional e profissional no ensino médio.pt_BR
dc.subjectPolíticas públicas. Ensino Médio. Currículo.pt_BR
dc.titlePOLÍTICAS PÚBLICAS REGULATÓRIAS DO ENSINO MÉDIO DE 1961 A 2016pt_BR
Aparece nas coleções:2018

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