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Título: A ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA E PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE MONTE CARMELO, MG, EM 1892
Autor(es): Machado da Silveira, Aline
Palavras-chave: Organização; Instrução Pública; Monte Carmelo, MG.
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O presente relatório, configurado a partir da linha de pesquisa: Educação Básica – Fundamentos e Planejamento, objetiva demonstrar como se deu a organização da instrução pública no município de Monte Carmelo, MG, no ano de 1892, período marcado pelos primeiros anos do Republicanismo e pela descentralização da gestão do ensino no país. Buscou-se compreender o fenômeno e seus efeitos nas esferas federal e estadual, para ampliar o conhecimento acerca do tema e situar o município no referido contexto, e, por fim, elaborar uma interpretação que possibilite a compreensão da História da Educação a partir de uma ótica sobre a dimensão local. O relatório foi desenvolvido através de pesquisa de natureza qualitativa, mediante o entrecruzamento de estudos e investigações da literatura disponível sobre a descentralização da administração do ensino no país e, de modo mais específico, da organização da instrução pública no município de Monte Carmelo, MG. Do ponto de vista do método, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental (no tocante a esta, cabe situar que estão envolvidas leis e demais registros públicos). Trata-se de trabalho de suma importância para a municipalidade, tendo em vista vislumbrar a perspectiva republicana de organização do ensino público municipal, o que implica em seu caráter histórico-educacional.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1178
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