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Título: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(es): Aparecida Vieira Dias, Amanda
Palavras-chave: Ciências Biológicas. Educação Ambiental. Formação de professores. Licenciatura.
Data do documento: 30-Set-2019
Resumo: Trata-se de um estudo sobre a formação de professores para atuarem com Educação Ambiental (EA) nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação – da Universidade de Uberaba, na linha “Práticas Docentes para a Educação Básica”, com o objetivo de analisar como a EA é desenvolvida na formação inicial dos professores nos cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais de Minas Gerais e no Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, bem como, formular um projeto de intervenção pedagógica na área, a ser desenvolvido no UNIPAM em parceria com uma escola pública da cidade de Patos de Minas, Brasil. O problema da pesquisa focaliza: qual o lugar da EA nos cursos de Ciências Biológicas? Como os projetos pedagógicos (PPC) e os componentes curriculares (CC) desses cursos abordam a EA? De que maneira as propostas curriculares contribuem para a formação de professores que trabalham com estudantes público-alvo da EA? Com relação ao referencial metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise documental e bibliográfica (BOGDAN; BIKLEN, 1994; CELLARD, 2008), utilizando-se como fontes um corpus de documentos públicos, como Leis, Diretrizes e os respectivos PPC. O referencial teórico envolveu estudos na área de formação docente (GATTI, 2010; KRASILCHIK, 1987; VEIGA, 2006) e Educação Ambiental (CARVALHO, 2008; LOUREIRO, 2006; REIGOTA, 2009). Foram identificados, em 2019, quatorze cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertados pelas seguintes universidades federais situadas no estado de Minas Gerais: UNIFAL, UNIFEI, UFJF, UFLA, UFMG, UFOP, UFSJ, UFTM (Uberaba), UFTM (Iturama), UFU (Uberlândia), UFU (Ituiutaba), UFVJM, UFV (Viçosa), UFV (Florestal). O universo foi composto por essas IES e o Curso do UNIPAM. Evidenciamos que os PPC dos cursos atendem à legislação nacional, especificamente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas, homologadas em 2002. Na análise dos PPC das instituições evidenciou-se que todos apresentam algum CC relacionado à EA, seja de caráter obrigatório ou optativo. Verificou-se que, não há um consenso entre os pesquisadores da área sobre a inserção da EA na formação inicial, por meio de disciplinas. Existe uma preponderância teórica na formação docente para atuação na EA nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A EA é abordada de forma obrigatória em 70% e optativa/eletiva em 30% das IES. As análises das ementas e das bibliografias demonstraram que, embora sejam abordadas de maneira diversa nas diferentes IES, os currículos base e os projetos pedagógicos focalizam predominantemente conceitos históricos/teóricos em EA e o desenvolvimento de atividades em EA tanto na perspectiva da EA crítica, quanto da EA conservadora. Concluiu-se que predomina uma concepção de formação teórica dos fundamentos da educação em detrimento das especificidades e dos conhecimentos da prática pedagógica. A EA ocupa um espaço restrito nos cursos de Ciências Biológicas, o que pode ser considerado uma lacuna no processo de formação docente. Essas evidências indicam a necessária formação contínua dos docentes na área, sendo uma temática relevante para o presente e futuro da vida na dimensão planetária. Nessa perspectiva, formulou-se um projeto de intervenção pedagógica na área, como proposta a ser desenvolvido no UNIPAM, com os futuros professores de Ciencias Biológicas em parceira com uma escola pública. Espera-se que este tipo de estudo contribua para pesquisas e práticas docentes na educação básica.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1179
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