Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1189
Título: NORTEAMENTOS E ENCAMINHAMENTOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E SUAS EXPRESSÕES EM ITUIUTABA, MG (1988-2019).
Autor(es): Ribeiro Franco, Lara
Palavras-chave: Ensino Médio. Plano Municipal de Educação. Ituiutaba.
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamento do Programa de Pós-Graduação em Educação – Formação Docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional da Universidade de Uberaba. A pesquisa objetiva lançar luzes para compreender o Ensino Médio na cidade de Ituiutaba, MG. Como objetivos específicos buscou-se inicialmente apresentar os marcos legislativos-educacionais contemporâneos, que embasam a elaboração de políticas educacionais no Brasil; compreender as políticas implementadas para o Ensino Médio no Brasil, apresentando pequeno histórico do mesmo, desde a reforma do Ensino Médio e da homologação da BNCC etapa Ensino Médio e por fim identificar no munícipio o percurso dessa etapa da Educação Básica, suas metas e os desafios propostos. Em termos de método trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados deste estudo revelam que o Ensino Médio tem sua história marcada pela dualidade estrutural, o que favorece à perpetuação das desigualdades. E mostram também que um dos grandes desafios a ser enfrentado por municípios, estados e governo federal, no que se refere ao Ensino Médio é trazer os jovens para a escola, garantindo-lhes o direito ao acesso e a permanência, bem como uma educação escolar de qualidade. Nota-se também que Brasil ainda não conseguiu garantir a Educação Básica gratuita e de qualidade para todos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1189
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA RIBEIRO FRANCO.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.