Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1191
Título: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM CRIANÇAS DE 04 ANOS
Autor(es): Ranuzzi, Luciana
Palavras-chave: Jogos e brincadeiras. Contextos de Investigação. Atividades lúdicas. Educação Matemática.
Data do documento: 26-Set-2019
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa realizada no Centro Educacional Professora Margareth Guitarrara Crozara, no Município de Uberlândia-MG. Teve como objetivo compreender as contribuições das atividades lúdicas para o desenvolvimento das ideias matemáticas para crianças que estudam no 1º período da Educação Infantil. A presente pesquisa contou com 26 (vinte e seis) participantes de uma turma que agrupava crianças na faixa etária entre 3 e 4 anos da educação infantil em que houve o corte etário em janeiro de 2018, determinando pelo Conselho Nacional de Educação. O levantamento bibliográfico abrangeu livros, artigos, periódicos, dissertações e teses. Para discorrer sobre os jogos e brincadeiras contamos com os autores Oliveira (2000), Antunes (2004), Bougère (2010), Sóle (1998), Kishimoto (2007), Moyles (2006). Para o ensino de matemática realizamos leitura em Smole (2003), Lopes (2003), Dante (2007), Lorenzato (2006/2011) e nos documentos curriculares oficiais RCNEI (Brasil, 1998), BNCC (Brasil, 2017). Para compreender esta problemática de pesquisa, desenvolvemos onze Contextos de Investigação (lócus da produção dos dados) que são permeados pelas atividades lúdicas. Estes foram planejados e desenvolvidos utilizando diferentes recursos do universo infantil. Todas as ações relacionadas aos Contextos de Investigação foram vistas e valorizadas para o enriquecimento da pesquisa. Analisamos a relação entre as atividades lúdicas e as idéias dos conceitos matemáticos, e com base neles tecemos as reflexões sobre os contributos das atividades lúdicas para compreensão dos conceitos matemáticos. Dos Contextos de Investigação extraímos que as crianças adquiriram habilidades para classificar, corresponder, incluir, comparar, agrupar, contar, quantificar, lateralidade, medir, noções das propriedades e características dos sólidos geométricos. Ao realizar as atividades lúdicas as crianças aprimoraram seus conhecimentos matemáticos. Concluiu-se com esta pesquisa que os jogos e as brincadeiras podem estar relacionados a um conhecimento teórico como a matemática, podendo ser vinculados com o conteúdo da mesma e contribuem para o desenvolvimento da criança como a própria ludicidade.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1191
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA RANUZZI.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.