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dc.contributor.authorMartins Cardoso Silveira, Lunara-
dc.date.accessioned2020-05-19T18:51:43Z-
dc.date.available2020-05-19T18:51:43Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1192-
dc.description.abstractEste texto apresenta resultados de uma investigação, vinculada à linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica - do Mestrado Profissional em Educação da UNIUBE, desenvolvida no ano de 2019 com a finalidade de contribuir para a reflexão sobre educação infantil e a pedagogia da autonomia, identificando e analisando as concepções de autonomia presentes no cotidiano de uma escola pública de educação infantil e seus significados para o desenvolvimento da autonomia dos/as educandos/as. Para tanto, a referida pesquisa adotou o enfoque qualitativo e contemplou a revisão bibliográfica, pesquisa de campo e documental. As técnicas de produção de dados foram análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação. A questão central que orientou a investigação foi assim definida: Quais concepções de autonomia estão presentes no cotidiano de uma escola pública de educação infantil de Uberlândia e seus significados para o desenvolvimento da autonomia dos/as educandos/as? Para auxiliar a compreensão do objeto de estudo, foram estabelecidas como questões complementares: O que consta no Projeto Político Pedagógico sobre autonomia do/a educando/a? Qual é a compreensão dos/as educadores/as e da pedagoga que atuam na escola sobre autonomia? Quais são as atividades desenvolvidas e seus vínculos com autonomia do/a aluno/a? Os/as participantes da pesquisa foram educadoras e pedagoga de uma escola municipal, localizada na periferia de Uberlândia-MG, cujos/as estudantes são, majoritariamente, oriundos das classes populares, que atuam no 2º período da educação infantil. Como base teórica para a coleta e análise de dados foram utilizadas as formulações de Paulo Freire (2015, 1987), Moacir Gadotti (2003) e Miguel G. Arroyo (2014) acerca de educação popular e da centralidade da Pedagogia da autonomia no processo educativo das classes populares e de Freitas (2008), Corsaro e Rosier (2019) sobre criança e infância e Bardin (2011) sobre análise de conteúdo. Os resultados mais recorrentes mostram que a concepção de autonomia expressa pelas educadoras nas narrativas e nas práticas pedagógicas contém elementos vinculados aos cuidados do corpo das crianças e dos materiais, como exemplo, mochila, agenda e vestimentas, mas estão ausentes elementos associados aos atos de assumir-se, fazer escolhas, planejar, apresentar proposições e leituras sobre diferentes acontecimentos. Essa concepção manifestada pelas educadoras é próxima do definido pela Base Nacional Comum Curricular (2017). Mostram, também, que a concepção de autonomia expressa pela Pedagoga se aproxima das proposições de Freire (2015), pois incorpora a relação entre autonomia, liberdade e responsabilidade, destacando nesse processo o desenvolvimento do pensamento crítico e da autoria dos/as crianças das classes populares. Em relação aos achados relativos à análise do Projeto Político Pedagógico da escola, do conceito de autonomia, das práticas ali indicadas, da metodologia de elaboração do mesmo e seus fundamentos, os resultados indicam vínculos com um campo de compreensão da autonomia associado à democracia, à autoria e ao fomento do pensamento crítico. Por fim, os resultados da pesquisa possibilitaram elaborar material de apoio às ações educativas, a partir das narrativas de membros da comunidade que migraram para o município de Uberlândia, compondo história e confeccionando personagens, de forma que o trabalho com esta história e seus personagens possa fomentar a autonomia dos/as educandos/as, possibilitando o exercício do pensamento crítico e a criação de novas narrativas.pt_BR
dc.subjectAutonomia. Educação Infantil. Classes Populares.pt_BR
dc.titlePEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DAS CLASSES POPULARESpt_BR
Aparece nas coleções:2019

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