Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1193
Título: | O BULLYING NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Autor(es): | Tavares Vasconcelos, Máben |
Palavras-chave: | Bullying. Escolas de Educação Básica. Formação docente. |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Resumo: | Esta pesquisa consiste em um estudo sobre o bullying na educação escolar. Seu objetivo geral foi analisar o tratamento dado ao bullying escolar no arcabouço jurídico, nas políticas públicas, nas pesquisas acadêmicas e nos materiais educativos disponibilizados aos educadores. Além disso, formulou-se uma proposta de intervenção pedagógica de formação contínua de professores, com vistas à prevenção e ao combate às práticas do bullying. A metodologia utilizada foi a análise documental e a bibliográfica (FLICK 2009; CELLARD 2012). O corpus documental foi constituído de leis, projetos, convenções, documentos de políticas públicas e diretrizes adotadas para a prevenção e o combate ao bullying no ambiente escolar; também foram analisadas as cartilhas do Conselho Nacional de Justiça (2010) e do Ministério Público do Estado de São Paulo (2011). Identificou-se, no Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, um total de 38 produtos acadêmicos na Área de Educação, sendo onze teses de Doutorado, 23 dissertações de Mestrado Acadêmico e quatro de Mestrado Profissional1, no período de 2014 a 2018. Evidenciou-se que os temas mais recorrentes nas produções foram Bullying Escolar e Formação de Professores; Cyberbullying, Homofobia e Preconceito ligados ao Bullying na escola; Causas e Efeitos do Bullying na escola; Prevenção e combate ao bullying escolar; Bullying nas produções acadêmicas e Evasão e desempenho escolar relacionados ao Bullying na escola. A fundamentação teórica englobou estudos sobre o bullying e a violência, como os realizados por Fante (2005), Lopes Neto (2011) e Silva, 2010); políticas educacionais e formação de professores. Os resultados da investigação corroboram os estudos que demonstram ser a escola o espaço fundamental de enfrentamento ao bullying, um fenômeno complexo e multicausal que demanda a formação contínua dos profissionais da Educação, especialmente dos professores, que lidam diretamente com as crianças e com os adolescentes, os próprios atores do Bullying escolar. Ao final, apresentou-se uma proposta educativa de conscientização, de prevenção e de combate à violência e ao bullying nas escolas, por meio da formação contínua de professores; essa proposta será apresentada, debatida e desenvolvida em parceria com cinco espaços formativos de educadores no ano de 2020, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1193 |
Aparece nas coleções: | 2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Máben Tavares Vasconcelos.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.