Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1194
Título: A MULHER PROFESSORA: GÊNERO E FORMAÇÃO
Autor(es): Vasconcelos, Fábio
Data do documento: 18-Dez-2003
Resumo: A dissertação de mestrado corresponde a um trabalho fundamentado em uma pesquisa bibliográfica e pictórica cujo objetivo é contribuir, em meio a tantas outras presentes na literatura recente, para o estudo e reflexão do contexto em que a mulher foi constituída como educadora. Procuro contextualizar a mulher no interior das diversas esferas de poder que interferiram na relação consigo mesma e com os outros. Partindo de uma leitura pós-crítica, busco questionar como e porque, a mulher, em várias situações históricas Fo imbuída do papel de educadora. Usamos como corpus de análise a Bíblia, acreditando na influência do discurso bíblico nos papeis femininos uma a vez que grande parte das mulheres educadoras passaram por escolas confessionais sendo subjetivadas dentro deste ideário. Buscamos apoio na abordagem pós-estruturalista, sobretudo de alguns autores como Foucault, Costa, Louro, Silva e outros. Nesses autores encontramos elementos básicos para analisar a construção histórica das diferenças de sexo e gênero, o imaginário da e sobre a mulher educadora e a produção de sua subjetividade. O texto é um convite ao (a) leitor (a) a uma leitura de alguns textos bíblicos relativos à mulher na tentativa de encontrar os mecanismos do poder-saber que marcaram as trajetórias dos processos discursivos que foram constituindo a nós, homens e mulheres, como sujeitos leitores de uma realidade.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1194
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁBIO VASCONCELOS.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.