Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Eliana Silva Cassimiro de | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T14:07:54Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T14:07:54Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1197 | - |
dc.description.abstract | Para a realização deste estudo partimos da premissa de que o profissional da área da saúde, além de realizar atividades técnicas ligadas à sua atuação específica, estabelece significativas relações interpessoais com as pessoas que atendem. Seu trabalho depende de dois fatores, a qualidade técnica e a interação pessoal. Por isso, é importante que se forme um egresso com características humanistas. O presente trabalho, procedente da linha de pesquisa: “Formação Docente e Práticas Educativas”, foi realizado a partir do aporte teórico de Carl Rogers. Apresenta como objetivo geral verificar a presença da concepção humanista nas práticas educativas dos professores da área da saúde de uma universidade em Uberaba, e como objetivos específicos, identificar na teoria humanista de Carl Rogers as contribuições para uma formação e prática docente humanista na área da saúde; verificar junto aos docentes da área da saúde, características humanistas presentes em suas práticas pedagógicas; oportunizar reflexões acerca da prática pedagógica docente para a formação de egressos da área da saúde com perfil humanista. A escolha deste tema justifica-se principalmente pelo fato da relação professor/aluno, nos espaços de aprendizagens, constituir-se numa questão que há muito nos inquieta. Com frequência encontramos em documentos legais, alusivos às políticas educacionais, textos referendados por Carl Rogers. É comum encontrarmos propostas humanistas de educação em leis, pareceres, projetos pedagógicos, planos de ensino e outros que norteiam nossa educação. Optamos por uma abordagem qualitativa, contando com uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para a pesquisa de campo, a coleta dos dados foi feita por meio da aplicação de um questionário. Constituíram o campo de investigação, cinco cursos da área da saúde de uma universidade em Uberaba: Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Biomedicina e Enfermagem. Como fonte de estudo para a pesquisa bibliográfica, utilizamos, principalmente, algumas obras de Carl Rogers, no intuito de destacar as principais contribuições deste autor para o campo da educação, em especial para a formação de egressos da área da saúde. Para a pesquisa de campo, a coleta dos dados foi realizada através da aplicação de um questionário estruturado e semiestruturado e de análises documentais referentes ao Plano de Desenvolvimento Institucional e dos Projetos Pedagógicos dos cursos pesquisados. Os resultados desta investigação nos possibilitaram espaços de reflexão acerca da relação professor aluno e posterior profissional-cliente na área da saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Concepção humanista de educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores da saúde | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS DOCENTES NA ÁREA DA SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ABORDAGEM DE CARL ROGERS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIANA SILVA CASSIMIRO DE ARAÚJO.pdf | 82,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.