Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Maíra Cristina-
dc.date.accessioned2020-05-20T15:56:01Z-
dc.date.available2020-05-20T15:56:01Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1215-
dc.description.abstractPara compreender o desenvolvimento infantil é importante considerar as relações da criança no seu entorno, com a família e a escola. Por isso, este estudo tem como objetivo analisar os papeis da família e da escola na apropriação da cultura escrita pela criança, com foco em sua formação autora e leitora, em seu desenvolvimento. Este estudo insere-se na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Uberaba e faz parte do projeto institucional A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na Educação Infantil, coordenado pela Profᵃ Drᵃ Ana Maria Esteves Bortolanza. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas individuais com pais ou responsáveis e professoras de crianças de 4 e 5 anos, de uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Patos de Minas - MG, entre os meses de abril e junho de 2017. Embora situada no nível descritivo, a pesquisa procurou alcançar uma análise interpretativa, tendo como foco levantar opiniões, atitudes e crenças de um grupo de pais e de professoras sobre seus papeis em relação à apropriação da cultura escrita para a formação autora e leitora da criança na Educação Infantil. Para realização da pesquisa, elenquei os seguintes objetivos específicos: descrever como os pais ou responsáveis contribuem para a apropriação da cultura escrita pelas crianças, no cotidiano da vida familiar; descrever como as professoras contribuem para a apropriação da cultura escrita das crianças e apontar aos professores as implicações pedagógicas dos papeis de pais ou responsáveis e professores no processo de apropriação da cultura escrita da criança. A pesquisa foi realizada tendo como perspectiva teórica os fundamentos da Escola de Vigotski e outros autores que abordam a família e a escola como instituições educativas. A análise dos dados pautou-se em duas unidades de sentidos: o papel da escola e o papel da família no processo de apropriação da cultura escrita pelas crianças. As contribuições da pesquisa apontam que a escola e a família precisam refletir sobre seus papeis, buscando as diferentes perspectivas que podem formar crianças autoras e leitoras, colaborando com a construção de uma escola humanizadora. Conclui-se que há diferentes perspectivas e ideias partilhadas pela escola e pela família sobre a apropriação da cultura escrita pelas crianças com foco em sua formação leitora e autora. A relevância da pesquisa consistiu em mostrar como família e escola podem contribuir nesse processo, se construírem uma parceria em relação aos processos educacionais, inclusive para a formação autora e leitora na Educação Infantilpt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectCultura escritapt_BR
dc.subjectFormação autora e leitorapt_BR
dc.subjectFamília e Escolapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO PAPEL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA PELA CRIANÇApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 13

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁIRA CRISTINA RODRIGUES.pdf4,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.