Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1220
Título: O ALFABETO APRESENTADO COMO ATIVIDADE LÚDICO PEDAGÓGICA
Autor(es): Kristina Pereira Araújo, Rafaela
Palavras-chave: Escrita. Letras do alfabeto. Aplicativo do alfabeto. Aprendizagem.
Data do documento: 28-Fev-2019
Resumo: Esta dissertação ocupa se com a questão da aprendizagem do alfabeto nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Propõe se a unir tecnologia com informação e combiná las, para se constituir em uma atividade lúdico pedagógica, em que as crianças, em idade de alfabetização, poderão jogar e aprender sobre a origem e o desenvolvimento do alfabeto. Este trabalho pedagógico foi pensado e desenvolvido dentro do Programa de Mestrado Profissional em Educação, na Universidade de Uberaba, campus de Uberlândia, na linha de pesquisa “Educação Básica: Fundamentos e Planejamento”. A pesquisa é bibliográfica, com enfoque qualitativo e associada à informática, ou mais especificamente, à programação computacional. O alfabeto surgiu de figuras ou de representações de objetos e, mais tarde, tornou se um conjunto de símbolos, capazes de representa os conceitos. Utilizando se da base teórica de Peter Graff, de Luiz Carlos. Cagliari e de Peter Daniels e William Bright e Noam Chomsky, o produto pedagógico torna se uma fonte de aprendizagem sobre a escrita, assim como uma atividade lúdica para as crianças em idade de aprendizagem da leitura e da escrita. O produto final aproxima figuras primitivas que serviram de base para o alfabeto e as próprias letras dos alfabetos grego e latino.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1220
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Kristina Pereira Araújo.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.