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dc.contributor.authorIbias Cardoso da Silva, Renata-
dc.date.accessioned2020-05-20T17:44:55Z-
dc.date.available2020-05-20T17:44:55Z-
dc.date.issued2019-10-31-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1221-
dc.description.abstractEsta investigação vincula-se à linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica do Programa de Pós Graduação em Educação Formação Docente para a Educação Básica Mestrado Profissional da Universidade de Uberaba. A realização desta investigação originou se a partir de questionamentos ou inquietações sobre o processo de avaliação no cotidiano esco lar e formação de profissionais sobre o referido tema. A questão central que orientou a pesquisa foi: Quais são as ações formativas em avaliação escolar com profissionais da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de U berlândia, desenvolvidas no período de 2013 a 2016, e as concepções, tipos e procedimentos de avaliação presentes nas referidas ações, e seus vínculos com a lógica da avaliação emancipatória ou com a lógica da avaliação classificatória e excludente? Para a uxiliar o esclarecimento dessas indagações, questões complementares orientaram o estudo: Há aproximações entre as ações formativas em avaliação escolar no que se referem às concepções, aos tipos e procedimentos de avaliação? Quais concepções, tipos e proce dimentos de avaliação escolar foram privilegiados nessas ações formativas? E o impacto das ações formativas na reescrita/atualização do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno da escola que apresentou demanda de formação continuada e em serviço na unidade escolar sobre o tema avaliação? Quais são os movimentos formativos em avaliação escolar desenvolvidos pelo Grupo de Estudo na/para formação continuada e em serviço de professores/as e pedagogo/as e suas referências teóricas sobre o referido tema ? A pesquisa qualitativa contemplou revisão da literatura e análise documental. Ancoraram a pesquisa, especialmente acerca dos temas avaliação escolar e formação contínua, as formulações de Esteban (2014), Freitas (2003), Fernandes (2008), Hoffmann ( Nóvoa (2008), Ludke e André (1986), Vaillant (2012), Mendes (2006), Moretto (2008) e Zeichner (2012). Os resultados das análises das ações formativas (concepções, tipos e procedimentos de avaliação presentes nas referidas ações e seus vínculos com a lógic a da avaliação emancipatória ou com a lógica da avaliação classificatória e excludente) revelam aproximações entre a concepção de avaliação predominante nos documentos analisados, e estão vinculadas à defesa da avaliação escolar como processos formativos e plurais, e à formação política desses atores sobre a lógica predominante e excludente do sistema educacional. Expõem se a Política de Formação desenvolvida, no período de 2013 a 2016, como parte do Movimento Permanente de Reformulação curricular, com a fi nalidade de fomentar a construção da escola pública, popular, democrática, gratuita e gestada em rede. Essa política contemplou pesquisa e intervenção sobre resultados educacionais e o processo de produção destes resultados, atualização e reescrita dos Pro jetos Políticos Pedagógicos e dos Regimentos Internos, elaboração coletiva de orientações teóricas e práticas para os anos letivos de 2015 e 2016, criação de grupos de estudo e uso das Rodas de Conversa e Minifóruns como espaço de diálogo e deliberação. Re velaram, ainda, que a forma como a Secretaria de Educação, CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz) assessorias e a própria escola conduziram as ações acerca do Projeto Político Pedagógico, Regimento Interno, os Planos de Formação, as formações “in loco”, as OTPs (Orientação Teórico Práticos 2015 e 2016), o incentivo à criação dos Grêmios Estudantis e à participação das famílias neste movimento, delineou ações formativas e práticas entrelaçadas de avaliação das diferentes d imensões da educação, configurando avaliação integrativa da educação. Por fim, a investigação mostrou indícios de mudanças na avaliação no sentido de concebê la como processo formativo convivendo com elementos da avaliação excludente, não dialógico e tradi cional. F oram evidenciadas contradições conceituais entre avaliação formativa e somativa. Em decorrência dos achados da pesquisa, foi criado o blog da avaliação escolar e PPP https://a valiacaoescolardarmpeuberlandia.blogspot.com ), almejando possibilitar ao/à professor/a consultas, estudos, troca de mensagens e subsídios para a formação em Avaliação Escolar e Projeto Político Pedagógico.pt_BR
dc.subjectAvaliação escolar. Ações form ativas em avaliação escolar. Formação continuada e em serviço.pt_BR
dc.titleAÇÕES FORMATIVAS EM AVALIAÇÃO ESCOL AR: DESVELANDO A FORMAÇÃO CONTÍNUA E EM SERVIÇO DOS/DAS PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 2013 A 2016pt_BR
Aparece nas coleções:2019

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