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dc.contributor.authorNunes Cotrim, Vanessa-
dc.date.accessioned2020-05-20T17:55:43Z-
dc.date.available2020-05-20T17:55:43Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1223-
dc.description.abstractEste texto apresenta os resultados de uma investigação vinculada à linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas para a Educação Básica, Programa de Mestrado Profissional em Educação - Formação Docente para a Educação Básica, com enfoque qualitativo e cuja finalidade é oferecer contribuições para se refletir sobre os fundamentos das experiências no ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, verificando conceitos espontâneos, os fundamentos e aproximações e afastamentos em relação à abordagem histórico-cultural (VYGOTSKY, 2000, 2009 e 1991). Para alcançar esse objetivo foram desenvolvidas uma revisão bibliográfica e análise documental (BARDIN, 2010, FRANCO, 2008), no ano de 2019, orientadas pelas questões: Quais conceitos espontâneos estão presentes nas ações desenvolvidas pelos professores de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, vinculadas à alfabetização, e os fundamentos e os significados dessas ações para a construção da leitura e da escrita tendo como referência uma educação desenvolvente, na perspectiva histórico-cultural? Para auxiliar a composição de respostas para a referida indagação, elegemos questões complementares: Quais são os conceitos e práticas sobre leitura e escrita presentes nos planos de aulas das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental? Quais são os conceitos e práticas sobre leitura e prática presentes no Projeto Político Pedagógico da escola? Quais são os conceitos e práticas sobre leitura e escrita presentes nos registros das formações das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental? Quais são os conceitos e práticas sobre leitura e práticas presentes nas diretrizes curriculares nacionais e municipais para a educação básica? Os resultados da referida pesquisa permitem afirmar que as práticas pedagógicas após as análises dos documentos como PPP, Regimento, Diretrizes Curriculares nacionais/Estaduais e Municipais divergem do proposto nos planos e nos cadernos dos alunos, já que nos referidos documentos a proposta de educação registrada nos documentos contempla práticas voltadas para o processo de desenvolvimento integral do aluno, diversificadas, com fomento às interações e transformadoras. Mas, nos planos de aula e nas atividades registradas no Caderno dos alunos, as proposições são de atividades realizadas individualmente, no qual o aluno não tem papel ativo no seu processo de aprendizagem e a função social da escrita não é destacada. Permitem, ainda, afirmar que os Planos de aula seguem um roteiro já estabelecido, marcado pela divisão entre momento “deleite” e de memorização, treino das sílabas, letras e palavras, atividades que não têm significado para elas, práticas inadequadas por meio de exercícios mecânicos, mostrando, também, afastamento em relação à abordagem histórico-cultural da escrita.pt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas. Ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Formação docente.pt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURALpt_BR
Aparece nas coleções:2019

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