Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1229
Título: | DIDÁTICA COMUNICATIVA À LUZ DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS |
Autor(es): | de Lima, Larissa |
Palavras-chave: | Didática Comunicativa. Educação. Teoria da Ação Comunicativa. Habermas. |
Data do documento: | 3-Mar-2020 |
Resumo: | Esta pesquisa consiste em um estudo sobre as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar. Ela foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa Educação Básica: Planejamento e Fundamentos. A pesquisa é bibliográfica e com enfoque qualitativo. Não se pretende, por meio dela, analisar o conjunto da obra de Habermas, mas apenas a Teoria da Ação Comunicativa (TAC) como um instrumento para a reformulação da didática tradicional. Neste trabalho, parte-se da crítica à racionalidade moderna e defende-se a necessidade de desenvolver uma proposta educacional, pautada na ação comunicativa, já que a escola está ainda bastante permeada pela razão instrumental. Como uma pesquisa bibliográfica, ela tenta aproximar as ideias da razão comunicativa à escola, por acreditar que uma gestão escolar democrática, em que há a comunicação entre todos os agentes, envolvidos no processo educativo, seria uma forma de encaminhar para solução os problemas que ocorrem nesse meio. Esta pesquisa apresenta como proposta prática, um manual constando orientações para se empreender a ação comunicativa na escola. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1229 |
Aparece nas coleções: | 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa de Lima.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.