Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1375
Título: MATERIAIS BIOATIVOS À BASE DE SILICATO DE CÁLCIO NA TERAPIA PULPAR VITAL EM DENTES PERMANENTES ADULTOS
Autor(es): SOUZA DOS REIS GUIMARÃES, GISELE
SANTOS, RAFAELLA
Palavras-chave: Pulpotomia
Capeamento pulpar direto
Terapia pulpar vital
Proteção de polpa
Exposição de polpa
Biomateriais.
Data do documento: 23-dez-2020
Resumo: Materiais devem ser biocompatíveis com o tecido pulpar e a possibilidade dessa biocompatibilidade foi obtida com a utilização do Agregado Trióxido Mineral, uma evolução do MTA é o silicato de cálcio que tem mostrado uma biocompatibilidade interessante. As inovações concebidas através de formulações a base de silicato de cálcio proporcionaram uma taxa elevada de sucesso nos tratamentos pulpares. O MTA é um dos materiais a base de silicato de cálcio bem aceito por promover regeneração dos tecidos pulpares, porém tem apresentado desvantagens no seu manuseio e pode haver descoloração no dente selecionado. Com isso surgiram outros materiais como o Biodentine, MTA Repair HP, Cimentos cerâmicos, elaborados com a proposta de reparar as falhas apresentadas pelo MTA. Assim tornou-se necessário uma revisão com base na literatura pertinente dos materiais a base de silicato de cálcio. O objetivo desta pesquisa foi, por meio de uma revisão de literatura, analisar os produtos que são desenvolvidos para a terapia da polpa vital em dentes permanentes. Este trabalho foi fundamentado em artigos científicos publicados entre os anos de 2014 até 2020 a respeito da terapia vital em dentes permanentes. Para essa busca foram utilizadas bases de dados seguras e respaldadas para melhor perquisição e aproveitamento do projeto em questão tais como: Pubmed, (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/), Scielo (https://scielo.org/) e Google acadêmico (https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-PT). A pesquisa foi realizada através das palavras chaves: Pulpotomy (Pulpotomia), Direct Pulp Capement (Capeamento pulpar direto), Vital pulp therapy (Terapia pulpar vital), Pulp protection (Proteção de polpa), Pulp exposure (Exposição de polpa) e Biomaterials (Biomateriais). Baseado em evidências nos artigos selecionados concluiu que os biomateriais à base de silicato de cálcio são promissores na terapia pulpar vital, pois propiciam um ambiente adequado para que ocorra a cicatrização e formação de tecido reparador.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1375
Aparece nas coleções:2020-2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATERIAIS BIOATIVOS À BASE DE SILICATO DE CÁLCIO NA TERAPIA PULPAR VITAL EM DENTES PERMANENTES AD.pdf246,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.