Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1385
Título: RELAÇÃO ENTRE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL/CEFALEIA: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): BEATRIZ SILVA PINTO, FLAVIANE
JANAINA DOS SANTOS, MARILARA
Palavras-chave: articulação temporomandibular
cefaleia
disfunção temporomandibular.
Data do documento: 23-Dez-2020
Resumo: A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação sinovial do tipo condilar em que de um lado está presente o tubérculo articular e a fossa articular, do outro está presente o processo condilar da mandíbula. Ela possibilita a mastigação, deglutição e a fonética, faz parte do sistema estomatognático e é capaz de múltiplos movimentos como a mastigação, deglutição e conversação, entretanto, o excesso de uso e a perda de harmonia de seus constituintes articulares e musculares predispõem ao aparecimento da disfunção temporomandibular (DTM). Ela representa certas condições musculares e articulares na região crânio orofacial que podem causar problemas nos músculos da mastigação e na ATM e suas estruturas associadas, sendo a cefaleia e a dor orofacial alguns dos principais sintomas relatados pelos pacientes.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1385
Aparece nas coleções:2020/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELAÇÃO ENTRE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL-CEFALEIA (REVISÃO DE LITERATURA).pdf224,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.