Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1408
Título: UMA ANÁLISE DE PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): Vidal Tavares, Rafael
Palavras-chave: Ideb. Projeto Político Pedagógico. Indicadores. Qualidade educacional. Gestão democrática.
Data do documento: 30-Set-2020
Resumo: Esta pesquisa propõe como questão de estudo entender as relações entre a gestão democrática, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e indicadores de qualidade educacional. Para tanto, pretende, como objetivo geral, analisar as relações existentes entre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de escolas da rede pública de ensino municipal de Uberlândia-MG e indicadores de qualidade educacional, como forma de promoção da gestão democrática e da qualidade da educação. E, como específicos: entender a formação de políticas investigar identificar como os PPP abordam indic analisar o comportamento dos resultados do Ideb antes e após a publicação dos PPP entender, para a elaboração do produto final, como profissionais da rede de ensino percebem a melhoria da qualidade da educação por meio da elaboração do um plano de ação educacional, em forma de instrumento avaliativo, que permita aos gestores das escolas avaliarem a elaboração de PPP voltados para o desenvolvimento da qualidade da educação. De abordagem qualitativa e analítico-crítica, a pesquisa utilizou análise documental e questionário como instrumentos de coleta de dados e, para análise de dados, a abordagem qualitativa e de conteúdo. Como resultado, a pesquisa concluiu que os PPP são influenciados pela adoção de indicadores de qualidade educacional e impactam de maneira positiva o resultado do Ideb. Ao final, apresenta-se, como plano de ação, um instrumento avaliativo dos PPP. Esse instrumento propiciará aos gestores das escolas verificarem se caminham no sentido de promover o uso dos indicadores de qualidade, conforme a realidade das escolas, em ações que se traduzam em reais mudanças na qualidade do ensino oferecido e acréscimos nos resultados do Ideb, sem deixar de lado a necessária gestão democrática do ensino.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1408
Aparece nas coleções:2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL VIDAL TAVARES.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.