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Título: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS – UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Susi Peixoto, Cleibiane
Palavras-chave: Vídeos Matemáticos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Trabalho com Projeto. Ensino Fundamental.
Data do documento: 9-Out-2020
Resumo: Essa pesquisa de mestrado teve como objetivo identificar a contribuição da produção de vídeos na apropriação de conceitos matemáticos por um grupo de alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ipameri-GO. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás José Pio de Santana, no município de Ipameri, no estado de Goiás. A abordagem utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a qualitativa, na modalidade de estudo de caso. A produção dos dados aconteceu no desenvolvimento dos Contextos de Investigação mediante planejamento, produção, edição e apresentação dos vídeos pelos alunos, momento em que a pesquisadora exerceu um duplo papel, o de investigar de forma descritiva e reflexiva o processo de criação e produção de vídeos, bem como a constituição dos conceitos matemáticos dos alunos, e, simultaneamente, participando desse processo como orientadora dos trabalhos dos mesmos. Foram realizados 20 encontros, que foram organizados e agrupados conforme os Contextos de Investigação e as etapas de produção de vídeos, finalizando em sete contextos, com a carga horária total de 80 horas. O processo de construção dos vídeos foi conduzido por meio do Trabalho com projetos, na dinâmica de Trabalho colaborativo e nas seis etapas para a produção de vídeos. Os instrumentos e técnicas de produção e coleta de dados foram: o questionário, o diário de bordo, a plataforma Google Sala de Aula e observação participante durante a produção de vídeos e as rodas de conversa. A análise dos dados se concretizou com base na Triangulação dos Métodos de investigação e foi realizada em dois momentos: o primeiro, ao término de cada Contexto de Investigação; e o segundo, após a conclusão de todos os contextos mediante uma análise geral dos mesmos. O produto dessa dissertação apresenta-se na forma virtual e constitui-se de 04 vídeos produzidos pelos alunos sob a orientação da pesquisadora. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que ao participarem das etapas de produção de vídeos, por meio do trabalho com projetos na perspectiva do trabalho colaborativo, os alunos apresentaram novas habilidades durante a produção dos vídeos matemáticos, como: respeito mútuo, melhora na comunicação, na socialização, no compartilhamento de ideias, na colaboração uns com os outros, no dinamismo, etc. É possível afirmar também que, por intermédio da produção de vídeos matemáticos os alunos não só compreenderam os conceitos matemáticos envolvidos como também construíram outras aprendizagens sobre outros aspectos que decorrem do processo de construção de vídeo, quais sejam: utilização das tecnologias, elaboração de roteiro, fazer pesquisas, administração do tempo, trabalho em equipe, realizar entrevistas, estruturar e apresentar suas ideias e o trabalho realizado. Desse modo o ensino de Matemática pode contribuir para formar cidadãos mais informados, conscientes e críticos, ressaltando assim, a importância e a relevância social da Matemática na/para a sociedade.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1411
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