Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1412
Título: O SCRATCH E A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Araújo da Silva, Lucimar
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Ensino Fundamental, Programação, Resolução de Problemas, Scratch.
Data do documento: 13-Out-2020
Resumo: Esta pesquisa de mestrado profissional foi realizada por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica. Tem como objetivo geral construir um produto educacional que ofereça possibilidades de aprendizagem para o ensino de Matemática utilizando o Scratch em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da metodologia de Resolução de problemas. O objetivo específico foi realizar um estudo sobre o Ensino de Matemática (Unidades Temáticas Geometria e Grandezas e Medidas); Tecnologias digitais de Comunicação e Informação, Scratch e Metodologia de Resolução de Problemas. Os autores que embasaram os estudos foram Onuchic, Allevato, Noguti e Justulin (2014), Gualdi (2015), Oliveira (2009), D´Ambrósio (1996), Muller e Lorenzato (2016), Papert (1985), Valente (2016) e Resnick (2013) e documentos oficiais orientadores do ensino de Matemática. O Produto Educacional apresenta as características e o funcionamento do Scratch interligado ao ensino de Matemática por meio da metodologia de resolução de problemas, com o olhar voltado para sua aplicação no 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades/problemas recebeu o nome de estação e foi estruturada em Unidade Temática, Objetos de conhecimento, Habilidades e atividades/problema. Ao desenvolver as atividades, o aluno aprenderá pouco a pouco a utilizar a programação por blocos do Scratch. A partir de nossas investigações compreendemos que o Scratch é capaz de contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática. Compreendemos também que as Unidades Temáticas Geometria e Grandezas e Medidas estão presentes significativamente em nosso cotidiano. A Metodologia de Resolução de Problemas traz possibilidades investigativas e enriquecedoras para o ensino e aprendizagem de Matemática.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1412
Aparece nas coleções:2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucimar Araujo da Silva.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.