Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guerra da Silva, Nayara | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T20:25:29Z | - |
dc.date.available | 2021-02-12T20:25:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1415 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação – da Universidade de Uberaba, versa sobre a contribuição do lúdico no processo de alfabetização e letramento. Ao acompanhar e analisar as práticas pedagógicas de professores alfabetizadores e a aprendizagem de crianças que estão sendo alfabetizadas, esta pesquisadora verificou a importância da ludicidade enquanto ferramenta pedagógica de auxílio ao processo de alfabetização e letramento para estimular nos alunos o interesse e o prazer em adquirir e aprimorar novos conhecimentos. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo é analisar o processo de alfabetização e letramento na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental. Ademais, os objetivos específicos buscam: analisar o uso de jogos e brincadeiras como estratégias mediadoras na organização do trabalho pedagógico no processo de alfabetização e letramento; apresentar estudos que deem visibilidade às práticas pedagógicas que potencializam a alfabetização e o letramento; correlacionar as interações existentes no processo de ensino e aprendizagem e o uso social que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental fazem do código escrito nas situações de escrita e leitura na escola; demonstrar a função social da leitura e da escrita para a formação do ser crítico e pensante na sociedade, por meio, por exemplo, de dados acerca do alfabetismo funcional e da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA); bem como propor um material explicativo como forma de repensar ações educativas mais significativas que levem em consideração todos os agentes de construção do processo de ensino aprendizagem numa perspectiva lúdica. Para compreender a importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento, o presente trabalho analisa os dados obtidos a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, nas modalidades bibliográfica e documental, com a finalidade de explanar o assunto em tela, preconizando, além de Magda Soares, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Tizuko Kishimoto, importantes estudiosos na área da alfabetização, letramento e ludicidade para nortear o estudo. Em suma, essa pesquisa abre caminho para um importante debate entre aprendizagem e ludicidade, no âmbito da alfabetização e do letramento, ressaltando a importância dos jogos e das brincadeiras na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sua eficácia e função social para a formação dos indivíduos quando adultos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação básica. Alfabetização e letramento. Jogos e brincadeiras. Ludicidade. | pt_BR |
dc.title | JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nayara Guerra da Silva.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.