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dc.contributor.authorCardoso Teixeira, Flávio-
dc.date.accessioned2021-02-12T20:27:31Z-
dc.date.available2021-02-12T20:27:31Z-
dc.date.issued2020-11-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1416-
dc.description.abstractO assédio moral é, em princípio, um abuso psicológico que traz efeitos à dignidade, à saúde e à capacidade laboral do(a) trabalhador(a) e suscita impactos danosos nas instituições e na sociedade. Trata-se de um fenômeno interpessoal complexo, potencialmente nocivo, mas, perceptivelmente, contemporâneo no espaço de trabalho. Via de regra se manifesta de forma sutil e dissimulada, não deve ser tratado de forma corriqueira; muito pelo contrário, deve ser, verdadeiramente, combatido. E o ponto vital para coibir e/ou lidar com essa prática, é conhecê-la em sua origem, entender as razões que favorecem seu surgimento, e apreender suas características, particularidades e efeitos. O trabalho docente na Educação Básica é de complexidade intensa na sociedade contemporânea pela relação trabalhista, pública ou privada, pela relação necessária com toda a comunidade acadêmica e principalmente pelas suas características intrínsecas de relação humana. O objetivo principal desse trabalho é qualificar e explicitar noções essenciais, características e implicações acerca do assédio moral relacionado ao trabalho docente e difundir, em especial, entre os(às) docentes da Educação Básica. Informações que podem propiciar a estes profissionais, sobretudo, a possibilidade de se defender. Trata-se de pesquisa sistematizada, de natureza bibliográfica, da produção literária, em especial no contexto brasileiro, que traz referências, preferencialmente e com alguma simultaneidade, sobre: assédio moral (Freitas; Barreto; Heloani; Hirigoyen); trabalho (Marx; Braverman; Manacorda; Antunes; Lombardi; Saviani; Harvey) e a reestruturação produtiva do trabalho educacional (Previtali; Scocuglia; Fagiani). Outras referências foram pesquisadas nas bases de dados SciELO Brasil, CAPES e ERIC, além da análise de obras findas e/ou capítulos específicos dos autores citados. A metodologia de análise vinculada aos objetivos da pesquisa, faz uso dos resultados divulgados e das percepções dos autores e pesquisadores apresentados, para fundamentar, teoricamente, os temas e correlacionar situações e aspectos identificados no decorrer da análise, bem como, elencar observações pertinentes aos constructos pesquisados. Deste modo, com base na qualificação do assédio moral e contextualização da reestruturação produtiva, majorar reflexões sobre o necessário cuidado com as práticas institucionais e as relações interpessoais, as quais podem se diferenciar em condutas abusivas. E dessa pesquisa, disponibilizar material teórico que possibilite ampliar ações preventivas e combativas; e corroborar entendimento de que o conhecimento é condição vital para se enfrentar essa problemática social, e que por isso mesmo, discussões e novos estudos devem avançar.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAssédio moral. Trabalho docente. Educação Básicapt_BR
dc.titleASSÉDIO MORAL NO TRABALHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
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