Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1418
Título: A COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: um estudo com um grupo de professoras alfabetizadoras
Autor(es): Ribeiro Quirino, Juliana
Palavras-chave: Alfabetização. Deficiência Intelectual. Ensino Fundamental. Jogos. Prática docente.
Data do documento: 14-Out-2020
Resumo: Esta pesquisa, realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba - UNIUBE, teve como objetivo investigar as narrativas sobre a prática dos professores que atuam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental quanto ao uso dos jogos no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Com esse propósito, estabeleceu-se o seguinte questionamento: "Como um grupo de professores de uma escola pública do município de Uberlândia/MG compreende e emprega os jogos no processo de alfabetização das crianças com deficiência intelectual?" . Para elucidarmos tal indagação, a orientação teórica baseou-se em estudos nas legislações que regem a Educação Especial na perspectiva inclusiva e nos documentos que legitimam a alfabetização e a formação de professores. O estudo bibliográfico fundamentou-se em Carvalho (2019), Jannuzzi (2004), Kishimoto (1998, 2011), Kramer (2002, 2019), Mantoan (2015), Mantoan; Prieto; Arantes (2006), Mazzotta (2011), Ropoli (2010), Ignachewski (2011), Soares (2018), Souza (2016), Vigotski (2007) e Vigotski; Luria; Leontiev (2010). A orientação metodológica delineou-se pela pesquisa de campo, na abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados os questionários online e as entrevistas semiestruturadas por meio de videoconferências. A análise dos dados está apresentada em três eixos: 1) no primeiro, refletimos ao final da descrição de cada pergunta acerca das práticas alfabetizadoras, bem como sobre a compreensão das professoras em relação ao jogos e sua utilização enquanto recurso lúdico; 2) no segundo eixo, discorremos ao final de cada pergunta da entrevista, buscando compreender a aplicação dos jogos no processo de alfabetização das crianças com deficiência intelectual; 3) por fim, no terceiro eixo, evidenciamos o cruzamento desses dois processos de coleta de dados. A partir das análises efetuadas, os resultados nos revelaram que as professoras alfabetizadoras têm consciência da contribuição dos jogos na alfabetização dos alunos com deficiência intelectual. O produto educacional apresentado é um jogo, com objetivo de complementar a alfabetização dos alunos com deficiência intelectual inseridos nas turmas de alfabetização, visando o progresso no desenvolvimento das habilidades de comunicação através da leitura e da escrita.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1418
Aparece nas coleções:2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Ribeiro Quirino.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.