Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorda Silva Mafra, João-
dc.date.accessioned2021-08-18T18:53:29Z-
dc.date.available2021-08-18T18:53:29Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1515-
dc.description.abstractO objetivo geral dessa pesquisa é identificar e analisar algumas diferenças e semelhanças que possam existir em alguns mecanismos e instrumentos de gestão de uma escola pública e de uma escola privada em Monte Carmelo, MG. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamento. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa enfoque qualitativo e estudo de caso. Foram examinados os projetos político-pedagógicos dessas escolas, atas de reuniões, detalhes da organização institucional e observações sobre a manutenção do o espaço físico e a arquitetura. Alguns autores serviram de base para essa pesquisa, tais como, José Matias-Pereira, Ilma de Alcântara Passos, Margareth Preedy, Edgar Morin, Franco Cambi e Robert K. Yin. Os resultados, obtidos, a partir desta pesquisa, permitiram a identificação de características sobre a forma como as instituições são organizadas e suas limitações. Foi possível observar que, em uma cidade do interior de Minas Gerais, apesar das condições distintas que permeiam a organização das instituições escolares privadas e públicas e dos recursos financeiros para investimentos em melhorias, que são pequenos em uma instituição pública e maiores em uma instituição privada, o que representa uma substancial diferença, há muitas semelhanças, bem perceptíveis. A escolha de seus dirigentes também é um fator que difere bastante, pois, na escola pública, ocorre por processo eletivo, enquanto que na privada se faz por indicação. Espera-se que este trabalho possa vir a ser um subsídio que facilite a compreensão das diferenças e semelhanças entre as escolas públicas e a escolas privadas, o que facilitaria muito na troca de experiências pedagógicas entre ambas.pt_BR
dc.subjectGestão escolar. Educação básica. Escola pública. Escola privada.pt_BR
dc.titleESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: ALGUMAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João da Silva Mafra.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.